Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 22 de Abril de 2006 às 11:46
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


São Félix do Araguaia, MT – Um antigo sonho que começa a sair do papel e é considerado a redenção de muitos municípios do Baixo Araguaia, o asfaltamento de um trecho de 220 quilômetros da BR-158. A autorização para início das obras foi dada nesta sexta-feira (21) pelo governador Blairo Maggi e o representante do Ministério dos Transportes, José Augusto Valente no distrito de Estrela do Araguaia, município de São Félix do Araguaia, local onde será concluído um trecho da obra.

Com um investimento total de R$ 63,559 milhões, dos quais o Governo do Estado investiu 50%, conforme acordo estabelecido com a União, a obra será realizada em cinco lotes, por cinco empresas diferentes compreendendo o trecho a ser pavimentado entre a cidade de Ribeirão Cascalheira (900 km a Leste de Cuiabá) e o distrito de Estrela do Araguaia, no ponto do entroncamento com a MT-242, que liga a cidade de Alto Boa Vista à BR-158.

Para famílias que chegaram a região há mais de 25 anos, a realidade hoje vivida é mais do que a realização de um sonho, conforme considera o casal Júlio Calixto e Maria Carolina Guimarães. “É mais do que ver o que esperamos por muitos anos se tornar realidade. A sensação é a de que o Governo do Estado realmente conseguiu tirar papel o que muitos só empurraram a frente com desculpas. Nossas vidas terão um salto de dignidade”, atestou o casal, que chegou à região em 1985.

Os investimentos que cabem ao Estado foi resultado do esforço conjunto dos 24 deputados e a parte da União foi empenhada pela bancada federal mato-grossense.

“Esse asfalto irá mudar de tal forma nossas vidas, que essa região e transformará em um vale de prosperidade”, afirmou o prefeito de São Félix do Araguaia, João Abreu Luz.

Eixo de escoamento da produção agropecuária e espinha dorsal de uma região que ficou conhecida como “vale dos esquecidos”, tal era falta de investimentos, a BR-158 é a melhor alternativa de ligação rodoviária todo o leste mato-grossense com o restante do estado, e também, para as regiões do Sul e Norte do país.

O primeiro lote a ser iniciada a pavimentação será no trecho de 17 quilômetros entre Ribeirão Cascalheira e Canarana, de uma extensão de 101 quilômetros, dos quais faltava apenas esse pequeno trecho a ser asfaltado. Os recursos para início das obras já estão liberados, tanto do Estado quanto da União.

Maggi criticou a burocracia do Governo Federal na liberação para início das obras, que deveriam ter começado há um ano, quando os recursos já estavam liberados, porém, o Ibama exigiu o Estudo de Impacto Ambiental em um trecho que já estava em grande parte pavimentado.

“Depois de muito esforço do Governo, agora estamos em uma etapa decisiva de ver o sonho do povo dessa região tornar-se uma realidade. O que antes era um sonho distante para cada família que aqui chegou e sofre até hoje por não ter uma estrada digna será transformado com esse asfalto, pois o desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida não andam em estradas de chão e nem dorme no escuro”, observou Maggi.

Dentro do trecho total a ser pavimentado consta ainda a construção de quatro pontes nos córregos Piauzão, Caaporã, Três Marias e Gaviões.

Acompanharam a viagem os secretários de Estado Vilveu Marcheti (Infra-estrutura), Terezinha Maggi, Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), Ana Carla Muniz (Educação), deputados estaduais e federais, prefeitos da região, presidente do Detran, Moisés Sachetti.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305189/visualizar/