Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 21 de Abril de 2006 às 07:58
Por: Natacha Wogel

    Imprimir


Uma das testemunhas do depoimento prestado pelo ex-cabo Hércules de Araújo Agostinho ao Ministério Público Federal e Estadual, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, Ussiel Tavares, reiterou ontem que Hércules havia delatado João Arcanjo Ribeiro espontaneamente sobre a morte do empresário Sávio Brandão, inclusive com riqueza de detalhes.

“Ele foi levado ao Ministério Público, acompanhado por seu advogado, e lá falou claramente sobre o crime, com riqueza de detalhes, informando que foi a mando de Arcanjo”, relatou Tavares. Ele conta que presenciou o depoimento até o momento em que Hércules o assinou.

O ex-policial disse na quarta-feira, durante a audiência de testemunhas de defesa de Arcanjo, na 12ª Vara Criminal de Cuiabá, que ele era o autor dos disparos que mataram o empresário, mas não sabia quem havia contratado o crime. Disse também que só delatou o bicheiro, denunciado como mandante, por pressão do Ministério Público.

Tavares disse acreditar que o ex-policial deva estar sofrendo ameaças para ter modificado seu depoimento, que nem quando houve o júri para sua condenação, ele disse o contrário. “Em momento algum ele ‘titubeou’ até agora, só pode estar sofrendo pressão, ameaças. Além disso, aquilo que foi dito a ele, da promessa de progressão de pena, juridicamente nunca seria possível no caso dele, em virtude da quantidade de crimes que tem e dos anos de pena que pegou”, completou.

Já o delegado Luciano Inácio da Silva, que presidiu o inquérito da morte de Sávio Brandão, afirmou ontem que Hércules nunca admitiu, na fase de investigações, que ele teria matado o empresário a mando de Arcanjo. “Ele nunca disse isso, e nunca nem admitiu que foi ele quem executou. No inquérito não consta que ele delatou o Arcanjo”, disse.

A partir dos depoimentos prestados por Hércules em juízo sobre o caso, depois de ter sido ouvido no Ministério Público sobre a morte de Sávio, o ex-policial assumiu a versão de que ele foi o executor do crime, contratado pelo ex-soldado da PM, Célio Alves, quem teria comentado com ele que foi Arcanjo o mandante.

Para a defesa de João Arcanjo, essa pode ser a primeira vez que Hércules esteja falando a verdade. “Ele mudou seu depoimento. Na fase policial, não disse que foi Arcanjo que mandou matar, só depois”, alegou o advogado Zaid Arbid.

Sobre a suspeita de que Hércules teria sofrido algum tipo de ameaça por parte do bicheiro, o advogado falou que Arcanjo não tomaria essa atitude, até mesmo porque não tem nenhum contato com ninguém dentro do Pascoal Ramos, a não ser o advogado. “Até agora estamos surpresos com as revelações que Hércules fez”.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305369/visualizar/