Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 18 de Abril de 2006 às 18:00

    Imprimir


(Cuiabá/MT – 18/04) – O desembargador Antonio Bitar Filho assume hoje (18/04 - às 18h), a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso com um propósito arrojado: totalizar os resultados das eleições gerais marcadas para 1° de outubro deste ano no mesmo dia da votação. Embora esse fato ocorra na esmagadora maioria dos Estados, em Mato Grosso a conclusão das eleições sempre ocorreu no dia posterior ao da votação. A dificuldade advém de cerca de 50 seções eleitorais instaladas em locais de difícil acesso, especialmente em aldeias indígenas, cujos disquetes/boletins dependem de aeronaves para transporte até os locais de transmissão de dados. Bitar pretende recorrer a telefones via satélite, “global star”, para transmitir os boletins dos próprios locais de votação.

De acordo com o secretário de Informática do TRE/MT, Ronaldo Nadaf, esse sistema já vem sendo usado com sucesso em Estados como o Amazonas, nas eleições de 2004. Em 2002, o próprio TRE de Mato Grosso também testou com sucesso 10 equipamentos. “Precisamos de pelo menos 50 equipamentos para atender aquelas seções cujos resultados chegam nas sedes de Zonas Eleitorais depois de 10 horas da noite, inclusive aqueles que são retiradas dos locais de votação no dia seguinte”, explicou Nadaf.

Para conseguir apurar as eleições no mesmo dia da votação o desembargador Antonio Bitar Filho precisará convencer o Tribunal Superior Eleitoral a efetuar essa despesa, pois o contrato com a Embratel para essa finalidade está restrito àquela Corte. “Vou mostrar à direção do TSE a importância de se terminar a totalização dos votos no mesmo dia. Afinal, esse tipo de atraso prejudica até mesmo a totalização da eleição presidencial, que também fica à espera de resultados”, ponderou o desembargador.

Se conseguir essa solução o desembargador Antonio bitar Filho já terá deixado uma marca em sua gestão, pois pela primeira vez a apuração e totalização das eleições em Mato Grosso ocorrerão no mesmo dia, mesmo com o advento da urna eletrônica.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305634/visualizar/