Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 18 de Abril de 2006 às 16:14
Por: André Michells

    Imprimir


Um novo Sistema de Rede promete revolucionar a transmissão de dados, voz e imagens no Estado. É o RDVI (Rede de Dados, Voz e Imagem). O sistema que está sendo implantado pelo Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat) permite que os órgãos de governo recebam, como o próprio nome sugere - além de dados - som e imagem.

“O sistema usado atualmente permite apenas a transmissão de dados, o que limita o trabalho dos órgãos de governo”, afirma o gerente de relacionamento da estatal, Luis Lobo.

Segundo ele os benefícios do RDVI serão inúmeros, pois permitirá relevante redução no custo de tarifas. “Poderemos [governo] falar com pessoas em outras cidades com redução de custos de até 50%”.

A inovação funciona com torres e mini torres, que são instaladas em pontos estratégicos. “São os chamados pontos de concentração. Cada antena é capaz de cobrir um raio de 3 a 16 quilômetros”, diz Lobo.

Para se ter uma idéia da revolução que este sistema pode causar, com apenas uma antena, pode-se cobrir uma cidade como Sinop, por exemplo. Hoje o sistema atual usa ponto a ponto, ou seja, para cada terminal, um ponto. “Em Sinop há centenas de pontos”, argumenta.

O sistema permite a instalação de módulos, que comportam centenas de terminais interligados e sem fios. Cada módulo da antena possui uma capacidade máxima de 200 assinantes e uma antena pode receber 6 módulos. Dessa forma pode-se alcançar até 1200 assinantes por antena instalada.

Segundo o presidente do Cepromat, Adriano Niehues, outro fato inovador, é que os usuários poderão organizar videoconferências e teleconferências.

“Trata-se de um grande avanço; podemos instalar receptores em escolas e universidades, por exemplo, proporcionando inclusão digital e social, além de reduzir drasticamente os custos para a Administração”, avalia.

De acordo com o presidente, o modelo atual opera com banda pequena e tem um custo elevado para o Estado. Além disso, engessa a ação. Pelo contrato atual, não se pode aditivar mais de 25% de usuários aos pontos já existentes, e isso prejudica os órgãos; já o novo sistema opera com uma convergência, usando várias tecnologias, numa rede única, atendendo vários serviços - neste caso- som, imagem e voz”, avalia.

Segundo o presidente o sistema gera economia justamente por ser compartilhado, ou seja, sem a necessidade de se montar uma rede específica para cada serviço.

Outra vantagem do sistema, segundo o analista Reginaldo Santos, um dos coordenadores do projeto, é a possibilidade de gerenciar a qualidade dos serviços.

“Através do monitoramento do tráfego na Rede, poderemos redirecionar links e atender cada usuário de acordo com a demanda. Isso nos dará a oportunidade de prever e evitar panes”, diz.

O Cepromat enviou questionários para todas as secretarias de governo, na Capital e no interior para que as demandas sejam identificadas. A idéia é começar disponibilizar, ainda este ano, os serviços para a Administração do Estado.





Fonte: Assessoria/Cepromat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305648/visualizar/