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Economia
Segunda - 17 de Abril de 2006 às 14:35

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O frigorífico Friboi, o maior do país com faturamento anual superior a R$ 4 bilhões, lançou uma estratégia diferenciada para divulgar sua marca no incipiente mercado de carnes orgânicas, produzidas a partir de animais criados em pasto sem agrotóxico e adubação química e tratados com medicamentos homeopáticos. O grupo fez parceria com a paulistana Hamburgueria Baby Burger, inaugurada no dia 15, para fornecer com exclusividade hambúrgueres de carne bovina orgânica.

Em troca, a marca Organic Beef será divulgada nos cardápios da loja. É a primeira vez no país que um frigorífico entra no setor de alimentação. " É a primeira inserção na área de restaurantes e estamos abertos para novas parcerias neste segmento " , disse Flávio Saldanha, gerente de marketing do Friboi. Paulo Frasson, sócio da Hamburgueria, disse que pretende abrir outras casas com o mesmo conceito em São Paulo e Brasília, dependendo do sucesso desse projeto.

Praticamente o único player no mercado de carne orgânica, o frigorífico vende em torno de 50 toneladas por mês de cortes e produtos industrializados, distribuídos para as redes Carrefour, Angeloni (de Santa Catarina), Muffato (Paraná), Mart Plus (Minas Gerais), Pão de Açúcar, Casa Santa Luzia e a paulista Sonda.

A expectativa é elevar esse volume para 80 toneladas por mês este ano, graças aos contratos de fornecimento recém fechados com as redes Wal-Mart e a mineira Epa. " A procura por produtos orgânicos cresce no Brasil e o único limitador é a disponibilidade de bois com essas características " , afirmou Zanone Campos, diretor comercial de industrializados do Friboi. " Se tivesse mais oferta de boi orgânico, nós produziríamos mais " , completou Zanone. Hoje o frigorífico abate 1 mil cabeças por mês e planeja dobrar o volume este ano. Os animais são comprados de um grupo de 15 produtores de Mato Grosso, entre eles o Carrefour, que é dono de três fazendas no Estado. " Em 2005 os produtores forneceram 12 mil animais ao Friboi e este ano esse número vai subir para 25 mil " , diz Arnaldo Eijsink, diretor de agronegócios do Carrefour.

Saldanha, do Friboi, observa que o aumento da demanda é notado principalmente no exterior. O grupo começou a exportar carne orgânica, no fim de 2004. No ano passado, o grupo embarcou, em média, 24 toneladas por mês de produtos e, neste ano, espera superar 50 toneladas por mês. Os principais destinos foram França, Holanda, Alemanha e países árabes.

" A tendência é que as exportações passem a responder por 60% das vendas totais de carnes orgânicas do grupo, com a abertura de novos mercados " , disse Saldanha.

Para o mercado interno, o Friboi deve lançar em setembro quatro linhas de itens industrializados (aperitivos, pratos prontos, recheios e carnes e conserva). O frigorífico estuda ainda fazer parcerias com outros restaurantes para divulgar as marcas de carnes industrializadas Maturatta, Organic Beef e Cabaña Las Lilas. Do total produzido pelo Friboi, 40% são carnes industrializadas. Esta área, segundo Zanone, deve crescer 23% este ano. Em média, a empresa comercializa 1 milhão de caixas de 24 latas (o equivalente a 4,8 mil toneladas).





Fonte: 24Horas News

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