Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 17 de Abril de 2006 às 13:56
Por: Waldinei de Souza

    Imprimir


O Prefeito Clóvis Damião Martins foi homenageado pela Cooperativa de Desenvolvimento Mineral de Poconé (CooperPoconé) em um evento alusivo as comemorações dos dez anos da Regulamentação da Atividade Mineral na cidade. Foram várias atividades durante toda a ultima quinta-feira que contou com a participação de várias personalidades, entre os presentes os diretores da Cooper-Poconé, representantes da Sema como o secretário-adjunto Luiz Henrique Deldegan, o diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguel Sodrez Néri bem como o prefeito de Poconé, Clóvis Damião Martins e a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo Nilva Zeitoun.

Foram homenageadas pessoas que participaram do desenvolvimento da mineração na cidade entre eles ex-prefeitos, como o Sr. Justino Vicente Guido da Silva, que abriu a solenidade oficial afirmando que o garimpo continua a todo vapor com capacidade para mais 100 anos de extração mineral.

Na parte da manhã um grupo seleto de pessoas pôde visitar in-loco a apreciar como é a tecnologia adotada na mineração e as escavações existentes próximas a cidade, depois houve uma visita ao Parque Beri-Poconé, ambiente restaurado de um antigo local destruído pelo garimpo - onde antes era só crateras. Com dez hectares de área construída e inaugurado em outubro do ano passado, com apoio do secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, o Parque Beri-Poconé sob responsabilidade da Prefeitura, hoje está entre os modelos de preservação ambiental do país.

Já no período da tarde houve a solenidade de agradecimento no auditório do CAP Sesc-Pantanal, onde estiveram presentes várias autoridades. Treze delas receberam plaquetas em comemoração aos dez anos do projeto.

Segundo Guido Silva, tudo começou na década de 1980, com a chegada de milhares de garimpeiros vindos de quase todos os cantos do país. Sem orientação e sem apoio, segundo Guido, foi duro agüentar as pressões sem existência de órgãos como a Sema para orientar, mas que o resultado veio com o passar do tempo.

Foram entregues ainda os Títulos Contendo Autorizações das Atividades Minerais dos Mineradores Licenciados para Produção das Lavras Garimpeiras. Durante as falas das autoridades, em seu discurso, o diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguel Sodrez Néri, solicitou um posicionamento da Cooperativa para atentar para geração de emprego e renda na cidade, que passa por grande dificuldade por falta de oportunidades; “O desafio que estou colocando para Cooperativa é exatamente a possibilidade de estruturar toda cadeia produtiva para que ganhe os mineradores, mas também ganhe a população de Poconé. O ouro daqui deve ser destinado ao beneficiamento, gerando emprego e renda, dentro de uma cadeia produtiva local”. Destacou Miguel.

O geólogo André Luiz da Silva Molina, presidente da Cooper-Poconé, respondendo a essa cobrança afirmando; “Com certeza esse arranjo produtivo local será colocado à frente do Departamento Nacional de Produção Mineral para que o mesmo seja co-orientador e financiador do projeto, esse será o nosso próximo passo”, destacou Molina.

Já para Clóvis Martins o beneficiamento do ouro em Poconé já é uma discussão antiga, “É possível principalmente com a união e boa vontade de todos, é um sonho que pode acontecer com o empenho dos governos federal, estadual e municipal bem como da cooperativa” concluiu o Prefeito.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305836/visualizar/