Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 08 de Abril de 2006 às 10:34

    Imprimir


Na reunião do Conselho Empresarial Brasil-Rússia, o ministro da Indústria da Rússia, Bóris Alioshin, anunciou que o embargo às carnes de Santa Catarina deve ser levantado em breve, ele disse que o foi feito um pedido especial feito pelo setor a Moscou.

Quanto aos demais estados impedidos de exportar (MS, MT, GO, SP, MG, PR) para a Rússia, ele afirmou que a proibição será retirada em médio prazo, após uma visita de técnicos ao Brasil.

Para o ministro russo, é de interesse dos dois países resolver a questão do embargo. "A Rússia valoriza a carne brasileira.", afirmou, mas a situação deve ser analisada de forma racional, principalmente porque envolve um acordo sanitário fechado em caso de aftosa.

Para o presidente da Abiec, Marcos Vinícios Pratini de Moraes, que também é presidente do Conselho Empresarial Brasil-Rússia, 80% do rebanho bovino brasileiro é reconhecido como livre de aftosa pela OIE (Oganização Internacional das Epizootias), e que o país exporta carne bovina para 176 mercados. E destacou que Estado de Santa Catarina esta sendo duramente atingido pelo embargo russo no setor de carne suína, pois 70% das suas exportações são para a Rússia, e que a suspensão do embargo é necessária.

Pratini criticou ainda as medidas restritivas à exportação de carne brasileira impostas por países da OMC (Organização Mundial do Comércio) na forma de altos impostos, que chegam a 146%, no caso da União Européia. Também aproveitou para dizer que espera que a Rússia, quando concluir seu processo de entrada na OMC, não fique tentada a colocar medidas restritivas que causem distorções no comércio entre os dois países.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307118/visualizar/