Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 07 de Abril de 2006 às 06:43

    Imprimir


Após mais de sete horas de reunião com sindicalistas, o governo Federal decidiu conceder aos 8,3 milhões de aposentados, pensionistas e segurados que recebem do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mais que um salário mínimo (R$ 350) por mês, um reajuste de 5%.

O pagamento será retroativo a abril - ou seja, cai na conta do aposentado em maio. Aposentados e pensionistas somam 7 milhões de segurados. Os demais recebem auxílios e outros benefícios.

O reajuste representa um aumento real de apenas 1%. Para definir o aumento, o governo considerou 3,11% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 11 meses - o índice exato sai hoje - mais 0,9% de defasagem do reajuste nos anos anteriores do governo Lula.

Além da antecipação do reajuste de maio para abril, o pacote de “bondades” concedido pelo governo aos aposentados inclui o subsídio de até 90% em remédios para hipertensão e diabetes, a antecipação de metade do 13º salário de dezembro para setembro, a regulamentação total do Estatuto do Idoso (que pode garantir gratuidade nas passagens de ônibus interestaduais) e a formação de uma comissão para discutir a recuperação das perdas do benefício.

“Se fosse só o reajuste, seria pouco, mas o pacote é um avanço”, disse João Inocenttini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical.

O acordo do reajuste e do pacote aos aposentados deve ser assinado logo mais às 10h30, no Palácio do Planalto.





Fonte: Da Folhapress

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307471/visualizar/