Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 06 de Abril de 2006 às 06:17
Por: Anelize Moreno

    Imprimir


A produção mato-grossense de soja vai encolher 5,3% nesta safra em comparação com o último ano agrícola, conforme o 5º levantamento de safra da Conab. Em função disso a colheita deverá ser de 16,768 milhões de toneladas (t) contra as 17,705 milhões de t produzidas na safra 2004/2005. Contudo a quebra deverá ser maior conforme o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Rui Ottoni Prado. Ele destaca que as chuvas estão comprometendo a produtividade da lavoura, que chegará no máximo a 16 milhões de t. Se confirmada a previsão de Prado a safra de soja será 9,64% inferior a verificada no último ano agrícola.

Ele acredita que quando terminar a colheita da oleaginosa, dentro de 15 dias, será possivel perceber que a produtividade foi inferior a apontada pela Conab. O último levantamento aponta para um rendimento médio de 2,87 t por ha de soja plantado. Na safra passada o índice era de 2,9 t por ha. Para Prado, em função das chuvas a produtividade está oscilando entre 2,5 e 2,6 t por ha. A cultura apresentou também variação negativa na área plantada, que passou de 6,105 milhões de ha para 5,842 milhões nesta safra.

A produção de algodão em caroço terá queda de 14,8% nesta safra. No último ano agrícola a produção foi de 962,4 mil t ante as 820,3 mil t que serão colhidas até junho. A commodity sofreu redução de 21% na área plantada, que passou de 451,6 mil ha para 356,8 mil ha na safra 2005/2006.

Reunião - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, não compareceu ao encontro marcado ontem com lideranças agrícolas, representadas pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA). O presidente da Aprosoja, que participaria do encontro, diz que a justificativa para o cancelamento da reunião foi a convocação do ministro para uma reunião de última hora com o presidente Lula. Em função disso permanece o segredo sobre as medidas da MP do Bem da Agricultura. Prado diz que a informação que corre em Brasília é de que o anúncio do pacote será feito amanhã. Contudo desde segunda-feira havia rumores de que divulgação seria feita, o que não aconteceu até ontem.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307712/visualizar/