Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 07:47

    Imprimir


O governo Federal deve anunciar hoje, em reunião marcada para às 15h, o índice de reajuste das aposentadorias superiores a um salário mínimo (R$ 350). Os ministros da Previdência, Nelson Machado, e do Trabalho, Luiz Marinho, definem o aumento em encontro com representantes dos sindicatos da categoria e das centrais sindicais.

Os ministros chegaram a prometer, em reuniões anteriores, reposição da inflação e aumento real, mas não revelaram o percentual. O último número cogitado entre os ministérios foi de 6%, além de um pacote de “bondades” aos idosos.

Para repor a inflação, o governo estima que seria necessária um alta entre 3,3% e 3,4% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 11 meses -- o índice exato sai apenas na próxima sexta-feira -- mais 0,9% de defasagem do reajuste nos anos anteriores do governo Lula.

A soma, entre 4,2% e 4,3%, seria o reajuste mínimo. Mas o governo deve ceder, em parte, às pressões da categoria e pode chegar aos 6%. No entanto, os próprios aposentados estão avisados de que o governo não dará reajuste igual ao do salário mínimo, de 16,67%.

“Se for 6%, não será uma derrota. O importante é que o governo prometeu criar uma comissão para estudar a recuperação do poder de compra a médio prazo”, disse João Inocenttini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical.

O sindicalista lembrou ainda que outras propostas estão na mesa e algumas devem ser definidas pelo governo nesta mesma reunião de hoje. Entre elas estão o subsídio de até 90% em remédios para hipertensão e diabetes, a antecipação do reajuste de maio para abril, a antecipação de metade do 13º salário de dezembro para junho e a gratuidade nas passagens de ônibus interestaduais.

“Para alguns aposentados, o subsídio nos medicamentos representa um reajuste de até 20% no benefício porque ele deixa de gastar”, disse Inocenttini.





Fonte: Da Folhapress

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307925/visualizar/