Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 04 de Abril de 2006 às 13:19

    Imprimir


Com um rebanho de 54,5 mil cabeças de gado distribuídas entre 189 pecuaristas, Primavera do Leste (231 km ao Sul de Cuiabá) sedia de quinta-feira (06.04) a sábado (08.04) a Jornada Técnica da Pecuária. O evento, que pretende fomentar o aumento da produtividade e da qualidade da carne bovina produzida em Mato Grosso para que os pecuaristas possam ampliar a sua participação no mercado internacional, será realizado no Parque de Exposição do município.

As palestras têm início a partir das 14 horas na quinta-feira. No dia seguinte, a programação começa às 8 horas e se estende até às 22 horas. No sábado o público interessado receberá orientações e informações sobre todo o elo da pecuária das 8 às 12 horas. O enfoque da programação da jornada em Primavera será a temática integração lavourapecuária, além da pecuária de corte, informou o coordenador do projeto, Zeno Antônio Albert.

Por ser uma região com considerável plantel de cultivares como algodão e soja, entre outras culturas, Zeno abordará no curso voltado a todos os profissionais de fazenda o processo de integração lavoura e pecuária. “Na pecuária brasileira boa nutrição do rebanho é sinônimo de boas pastagens e bem manejadas, considerando que 90% da nossa carne é produzida a pasto”, explicou Zeno. “É muito comum fazendas que trabalham sem um programa de manejo terem sérios problemas de alimentação do rebanho, no período da seca, resolvendo esta situação somente com a implantação de um programa com manejo racional das pastagens, onde utiliza-se de forma racional a pastagem no período das águas, não perdendo capim, permitindo com isso vedar algumas áreas para a seca”, informou o médico veterinário.

De acordo com Zeno, o pecuarista terá que ser um agricultor e um grande manejador de pastagens, porque não basta ter oferta suficiente de pasto e não saber utilizá-la corretamente. “Na região Centro-Oeste o desenvolvimento dos pastos é muito grande na primavera e no verão, representando nas brachiarias em torno de 80% da produção. Os ‘pânicos’ produzem praticamente o total de sua produção no período das águas. Este fato se dá pela grande oferta de água, luz e calor, que são os três requisitos principais para a planta desenvolver. No outono e no inverno, temos luz e calor, mas temos pouca umidade. Por esta razão a produção é muito pequena, representando o período mais crítico do ano”, adiantou Zeno, argumentando que o conteúdo das palestras será distribuído em forma de apostila ao final do curso para os participantes.

A jornada já passou por Cáceres, Araputanga, Jaciara e Paranatinga. O projeto do Governo, em parceria com os sindicatos rurais e órgãos públicos como o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Empaer), será desenvolvido em 60 Municípios até dezembro.

Agenda

Depois de Primavera do Leste, a jornada vai ocorrer em Poxoréu, dias 10,11 e 12 de abril, na Escola Estadual Padre César Albizete. Mais informações: (065) 3613-6218 ou no site www.seder.mt.gov.br.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308101/visualizar/