Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 20 de Janeiro de 2013 às 15:20

    Imprimir


A Agência Standard & Poor’s, que mede os riscos dos grandes  investimentos, classificou Mato Grosso como como destino seguro. Pelos índices, o Estado  ampliou a  segurança para que grandes investidores realizem seus empreendimentos. Isso significa a possibilidade de novos investimentos externos. A classificação também é importante para as empresas que já atuam no Estado, pois possibilita a obtenção de crédito internacional com taxas de juros menores.
 
 
 
Classificação de Risco, ou rating,  é a opinião de uma agência especializada de classificação de riscos sobre a capacidade de um País, Estado ou empresa de saldar seus compromissos financeiros. As notas atribuídas apontam para um maior ou menor risco da ocorrência de um “default”, ou seja, de suspensão de pagamentos.
 
 
 
Para tanto, os especialistas dessas agências avaliam a situação financeira, as condições do mercado mundial e a opinião de especialistas da iniciativa privada, fontes oficiais e acadêmicas.
 
 
 
Mato Grosso foi considerado pela Standard & Poor’s um “bom pagador”, lhe conferindo o grau de investimento. Trata-se de um selo de qualidade que indica baixíssimo risco de calote. Uma vez recebido o grau de investimento o Estado poderá continuar subindo sua classificação. Normalmente é atualizada anualmente.
 
 
 
Segundo o relatório divulgado no dia 8 de janeiro, a liquidez financeira de Mato Grosso melhorou, porém, aponta a necessidade de maiores investimentos para agregar valor à produção agrícola e melhoria na logística de transporte. Esta análise é clara para quem vive em Mato Grosso, para o empresário brasileiro, mas não é para o investidor internacional. Daí a importância da avaliação das agências de classificação.
 
 
 
“Quando uma agência de avaliação de risco afirma que atingimos o Grau de Investimento, é como se estivesse convidando investidores para trazer recursos para Mato Grosso. Para se ter ideia, a legislação de alguns países proíbe que suas instituições façam investimentos em países ou regiões que não tenham este grau de investimento” – explicou o secretário adjunto do Núcleo Fazendário, Vivaldo Lopes.
 
 
 
Mato Grosso é o primeiro Estado da região Centro Oeste a possuir o reconhecimento de agências internacionais de classificação de risco. Além da Standard & Poor’s, a agência Moody´s atribuiu a Mato Grosso o índice Baa3, considerado extremamente positivo pelo mercado internacional, segundo o economista e secretário-adjunto do Núcleo Executivo Fazendário, Vivaldo Lopes. No Brasil, somente os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro possuem este tipo de certificação
 
 
 
Para o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, a melhoria na logística de transporte no Estado pode ser acelerada com esta classificação positiva. “Temos como exemplo a ferrovia Cuiabá-Santarém, que recentemente vem sendo tratada junto a um grupo chinês de investidores. Um aval positivo da Standard & Poor’s dá maior segurança ao investidor de que o Estado continuará crescendo, se desenvolvendo, e dando o retorno esperado. Todos ganham, o empresário e a sociedade, pois com mais investimentos teremos novos postos de trabalho, melhoria na renda dos trabalhadores e qualidade de vida”, destacou Silval.
 
 
 
Segundo o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Marcel Souza de Cursi, a manutenção do equilíbrio fiscal e econômico do Estado é fundamental para a classificação positiva. “
 
 
 
O dever de casa tem sido feito em Mato Grosso. A dívida do Estado é controlada e honrada rigorosamente em dia, e ainda começamos um novo modelo de controle do gasto que certamente vai ampliar a capacidade própria do Governo de realizar investimentos. Hoje, cada gestor sabe exatamente quanto e quando receberá recursos do Tesouro do Estado”, pontuou o secretário.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/30823/visualizar/