Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Janeiro de 2013 às 14:29

    Imprimir


Fortalecer os Núcleos de Qualidade de Vida com a interiorização de novas unidades é uma das metas de trabalho programadas para 2013 pela Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento e Qualidade de Vida, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT). Somente em 2012, duas mil pessoas concluíram as atividades promovidas em 15 municípios. Para 2013, três novos municípios, todos da região do Araguaia e Sul do Estado foram contemplados. No entanto, com as frequentes solicitações à Coordenadoria, esse número deve crescer.

“Atuamos preventivamente com a oferta de atividades em diversas modalidades artísticas, culturais e físicas para os profissionais da educação”, explica a coordenadora de Aplicação, Ana Maria Motta Ferreira. A atuação da Qualidade de Vida visa promover melhorias na saúde e bem-estar dos profissionais da Educação. Ana Mota explica que a Seduc realiza parceria com as prefeituras municipais e com o Sesi (Serviço Social da Indústria). Nelas, a Secretaria disponibiliza os profissionais enquanto as prefeituras o espaço, atendendo conjuntamente trabalhadores da rede pública.

A atividade dos Núcleos permite que a Seduc formule um diagnóstico da saúde dos profissionais. Um exemplo é a pesquisa realizada com 890 profissionais do Núcleo de Qualidade de Vida de Rondonópolis, durante os meses de setembro a novembro de 2012. A pesquisa apontou a necessidade de um acompanhamento e estímulo as ações de promoção à saúde.

Realizada em 28 escolas da cidade, o estudo coordenado pelo professor de educação física e especialista em Obesidade e Emagrecimento, José Elias de Souza, mostra que o maior problema detectado está relacionado a não frequência de atividades físicas regulares e o excesso de peso. A tabulação dos dados revelou que 294 pessoas entre os pesquisados sofrem com o sobrepeso. Outros 79 profissionais relataram sofrer com sintomas oriundos da depressão.

Segundo o professor, ainda há algumas condicionalidades por parte dos praticantes para se exercitarem, mas a disseminação dos dados a partir do reinício das atividades do Núcleo (previstas para fevereiro) auxiliará na mudança desse cenário. O levantamento realizado revelou que a obesidade é um problema grave.

Dos pesquisados 99 pessoas enquadraram-se na categoria obesidade grau 1; outras 33 pessoas, grau 2; e 12 pessoas com obesidade grau 3. “Essa pesquisa dá subsídios às solicitações de contratações de profissionais da área de saúde para nos auxiliar frente a essas demandas”.

Segundo o professor, com a retomada das atividades em fevereiro medidas de intervenção serão adotadas, com o encaminhamento das mesmas para tratamento junto à rede pública e acompanhamento dos profissionais do Núcleo. A recente pesquisa foi tema de uma extensa reportagem publicada na mídia, em Rondonópolis.
 
Saiba Mais

Projetos destinados à melhoria da Qualidade de Vida dos servidores da educação são promovidos em municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Dom Aquino, São José dos Quatro Marcos, Denise, Jaciara, Juína, Juscimeira, Poconé, Primavera do Leste, Querência, Rio Branco, Santo do Céu, Rondonópolis e Sinop.





Fonte: SECOM/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/30986/visualizar/