Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 26 de Março de 2006 às 11:37
Por: Eduardo Gomes

    Imprimir


Alto Paraguai reverencia o dia 14 de maio, pois nessa data sua seleção de futsal conquistou a medalha de prata na Copa Centro-América de Futsal em 2005, no Ginásio Verdinho, em Cuiabá.

O resultado na competição, por si somente seria motivo de orgulho para os 6.500 habitantes de Alto Paraguai. Mas, ele ainda se reveste de uma importância maior pelas condições adversas enfrentadas pela equipe daquele município, treinada por Aldenir Venturoso.

Município emancipado há mais de 52 anos, Alto Paraguai não tem sequer uma quadra esportiva para o treinamento de sua equipe de futsal. E nessa condição, no ano passado, para disputar a Copa Centro-América, que é promovida pela Rede Matogrossense de Televisão, não lhe restou alternativa senão alugar a quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), da vizinha cidade de Diamantino, o que lhe permitiu a preparação para a mais importante competição estadual de futsal.

Na quinta-feira passada, o governador Blairo Maggi visitou Alto Paraguai, onde inaugurou obras, doou veículo ao município, entregou documentos de regularização fundiária, autorizou a restauração da malha asfáltica urbana e assinou convênios. Na recepção a Maggi, o prefeito anfitrião, Umbelino Campos, o Bilú, revelou a falta de infra-estrutura local para a prática do futsal e outros esportes de quadra. No pronunciamento, com linguajar popular, Bilú se deixou tomar pela emoção ao narrar a conquista da cidade e as dificuldades que a equipe superou para alcançar a importante colocação.

Após a fala do prefeito, Maggi fez um pronunciamento que foi interrompido quatro vezes por aplausos. Uma das interrupções aconteceu quando o governador anunciou que naquele instante Alto Paraguai acabara de ganhar um mini-ginásio com quadra coberta e arquibancada para sepultar o vácuo da ausência do estado por mais de 50 anos na área do esporte.

A decisão de Maggi em construir o mini-ginásio em Alto Paraguai atende os interesses da equipe de futsal daquela cidade, e de igual modo à rede escolar do município, que passará a contar com um local apropriado para a prática esportiva e aulas de educação física.

Alto Paraguai, por intermédio de seu prefeito, soube expor seu problema ao governador, e esse exemplo deveria ser imitado por outros municípios. Mato Grosso é administrado numa apertada faixa orçamentária face ao endividamento contraído por governos anteriores, mas ainda assim, o governador Blairo Maggi consegue implementar um expressivo volume de obras, com algumas delas inspiradas em reivindicações indiretas como a que foi feita por Bilú.

Alto Paraguai está de parabéns pela conquista do mini-ginásio nunciado por Maggi. “Município emancipado há mais de 52 anos, Alto Paraguai não tem sequer uma quadra esportiva”

Eduardo Gomes é jornalista do Diário de Cuiabá.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309878/visualizar/