Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 24 de Março de 2006 às 09:20
Por: Naiara Martins

    Imprimir


O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho inaugura nesta sexta-feira, 24.03, as obras de construção da quadra coberta de esportes da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, no município de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá). A inauguração, que será às 20h, na escola, contará com a participação dos mais de 1.800 alunos hoje matriculados na escola.

A obra faz parte de uma antiga reivindicação de professores e alunos, que não possuíam espaço adequado para a aplicação de disciplinas voltadas ao esporte, como também para a realização de atividades de lazer e entretenimento. Foram investidos pelo Governo do Estado cerca de R$ 127,8 mil na obra. Fundada em 26 de outubro de 1976, a Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Nilza de Oliveira Pipino, se tornou um modelo de educação para o município de Sinop.

Na oportunidade, Baiano Filho fará o lançamento oficial do "Programa Segundo Tempo Comunidade" no município, que atenderá mais de 600 crianças de três pólos. O programa tem o objetivo oferecer a prática esportiva integrada com a atividade escolar, utilizando professores, estagiários e monitores, e tendo como público-alvo crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 17 anos, em situação de risco social.

Lançado desde 2004 em Mato Grosso, o programa já beneficiou cerca de 4.200 crianças de 37 municípios. O trabalho desenvolvido por coordenadores e monitores visa a permanência por maior tempo das crianças em espaços educativos, evitando assim o possível envolvimento desses jovens em algum fator dos chamados fatores de risco social (drogas, bebidas alcoólicas, prostituição, aliciamento, entre outros).

Emprego

Para este ano, União, Estado e Municípios se uniram para o investimento de recursos na ordem de R$ 2,6 milhões, que atenderão aproximadamente 21.000 crianças mato-grossenses e beneficiando 95 municípios, além de possibilitar a geração de emprego, uma vez que para cada núcleo são contratados três profissionais.

No programa, cada governo é responsável por uma parcela das atividades. O Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes, disponibiliza recursos para a contratação da mão-de-obra (coordenadores e monitores), somado ao repasse dos materiais didático e esportivo. Entre as ações sociais que envolvem o projeto, está a utilização da mão-de-obra dos reeducandos que fazem parte do Projeto Pintando a Liberdade, desenvolvido pelo Ministério da Justiça. No projeto, os reeducandos são responsáveis pela confecção do material esportivo, como bolas, redes e uniformes, repassados para atender o Programa Segundo Tempo, desenvolvido em todo país.

Os Estados, por sua vez, são responsáveis pela coordenação do projeto junto a cada núcleo, como também execução de pagamentos e prestação de contas. Já os municípios, se comprometem pela disponibilização de espaço físico para as atividades recreativas, além do reforço alimentar para os jovens. Cabe as prefeituras prestar orientações extra-curriculares aos jovens, como palestras educativas sobre saúde, segurança, relacionamento familiar, drogas, violência, noções gerais de higiene, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. A prefeitura possui liberdade para busca de incentivo junto à iniciativa privada, como forma de ampliar e otimizar o nível de atividades ofertadas ao jovens.





Fonte: Assessoria/Seel-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310305/visualizar/