Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 23 de Março de 2006 às 23:55

    Imprimir


Os países europeus vão adiantar seus relógios de uma hora neste final de semana por ocasião da passagem ao horário de verão, para economizar energia. Domingo às 02H00, passará a ser 03H00.

A medida, instaurada em 1976 na França, foi decidida depois do "choque petroleiro de 1974 para economizar energia reduzindo as necessidades em iluminação", lembra a Agência francesa do Meio Ambiente e do Domínio da Energia (Ademe).

Desde 1997, a União Européia adotou três diretrizes sucessivas para harmonizar as datas das mudanças de horário. Este ano, as mudanças foram fixadas nos domingos 26 de março para o horário de verão e 29 de outubro para o horário de inverno.

No total, cerca de 70 países no mundo adiantam a hora durante um certo período do ano. Estados Unidos, Canadá e México mudarão de horário uma semana depois da Europa, na noite de 1 a 2 de abril.

O presidente americano George W. Bush anunciou no ano passado a extensão do período do horário de verão de quatro semanas para aumentar a economia de energia. A partir de 2007, o período de horário de verão começará no segundo domingo de março e terminará no primeiro domingo de novembro.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310384/visualizar/