Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 23 de Março de 2006 às 18:10

    Imprimir


O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) afirma que 73,2% dos peruanos reivindicam um Governo autoritário e dizem que a democracia funciona mal por causa dos políticos.

Segundo o estudo chamado "A democracia no Peru", que foi divulgado hoje, "a exigência mais urgente envolve a necessidade de impor a autoridade" em um país onde 35% dos cidadãos não sabem o que é democracia.

A maior parte dos que dizem não saber o que é democracia pertence às camadas mais pobres da sociedade, enquanto outros 21,3% dos entrevistados pelo PNUD não responderam à pergunta feita por não terem informação sobre o assunto, diz o relatório.

Para 67,2% dos peruanos, "os ricos são quase sempre exploradores" e apenas 9,7% acreditam que "há trabalho graças a eles".

Embora a maior parte esteja de acordo com os Governos autoritários, 60,4% dos entrevistados se opõe a qualquer tipo de violência estatal, enquanto o restante a apóia para a que seja garantido o respeito à autoridade (29,4%) ou para defender o povo (20,2%).

O PNUD divulgou o relatório 16 dias antes das eleições presidenciais do dia nove de abril. O favorito para o pleito, segundo pesquisas, é o ex-militar nacionalista Ollanta Humala, com 32% das intenções de voto.

Na segunda posição aparece a conservadora Lourdes Flores, com 28% do apoio popular, e o ex-presidente social democrata Alan García, com 21%.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310425/visualizar/