Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 23 de Março de 2006 às 07:52
Por: Ney Hugo

    Imprimir


Tudo começou no ano de 2005, quando um grupo de pessoas um tanto quanto atordoadas pelo stress pelo qual passavam no trabalho foi surpreendido por uma feliz idéia: por que não montar um grupo de teatro? Foi assim que nasceu o projeto FALE – Teatro Educativo, que hoje realiza apresentações teatrais em empresas e em escolas públicas de Cuiabá.

A idéia é levar a cultura do teatro e da literatura tanto para os estudantes de instituições públicas, quanto para os trabalhadores. O caso desses últimos é mais específico. As apresentações realizadas nas empresas funcionam sempre como um acompanhamento de palestras que são ministradas por um convidado. As atrizes apenas elucidam o tema, fazendo demonstrações em esquetes de aproximadamente 15 minutos. Já o trabalho nas escolas públicas vem com um viés mais infantil. Aí sim são apresentadas peças, de duração de 40 minutos ou mais.

Esse projeto teve início no ano passado, em um formato de testes, uma espécie de "piloto". A idéia, que acabou dando "muito certo", continua hoje com a peça "As Irmãs Serelepes", na qual as atrizes Eloah Pimenta e Pina Loss interpretam as personagens Pimentinha e Azeitona.

Segundo Eloah, a peça tem o intuito de "brincar de ser feliz", passando para os pequenos a mensagem de que eles não devem nunca deixar de ser criança.

Os trabalhos são dirigidos por Juliana Capilé e Tatiana Horewich. A próxima apresentação do FALE – Teatro Educativo acontece amanhã (23/03), na creche Avó Maria José do bairro Tijucal, a partir das 15h. Na escola, que tem dado um bom apoio à FALE, será apresentada a peça "As Irmãs Serelepe".





Fonte: Imprensa Espaço Cubo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310594/visualizar/