Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Março de 2006 às 15:16

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá e o Estado, por meio da Defesa Civil (DC), estão se estruturando para uma possível enchente que deverá atingir a Capital e a Baixada Cuiabana nos próximos dias. Por precaução, hoje a partir das 20h, já estará disponível para abrigar vítimas da enchente o ginásio de esportes do bairro da Lixeira. O município ainda irá ceder os ginásios Paiaguás, Tijucal e Planalto. O estádio Verdão já está sendo preparado também para abrigar os ribeirinhos. Uma cozinha industrial está sendo instalada no local para prestar assistência.

Na manhã desta terça-feira (20), porém, o rio Cuiabá na Capital teve um pequeno acréscimo na cheia. Ontem foi medido a 6,30 metros e hoje estava a 6,43. O índice ainda está bem abaixo da cota de alerta que é de 8,30 metros.

O problema, no entanto, está na abertura das comportas da usina de Manso, situada no município de Chapada dos Guimarães, e as chuvas previstas para os próximos três dias. Nesta manhã, 40 famílias já foram desalojadas de área de riscos em Barão de Melgaço, onde o rio Cuiabá desde ontem já atingiu a cota de alerta. Também em Santo Antônio de Leverger, 3 famílias já foram retiradas de suas casas e tem escolas que suspenderam as aulas devido às águas.

A Defesa Civil em alerta está fazendo a medição do rio de hora em hora na nascente em Rosário Oeste. Nesta manhã, na cidade, as águas, inclusive baixaram. Mas, o alerta é em relação a vazante da usina de Manso. Furnas Centrais Elétricas já anunciou que em razão da cheia do lago, a vazante terá que ser ampliada. Às 10h de hoje, a usina despejou 800 metros cúbicos por segundo e amanhã, irá liberar mais 1 mil.

De Manso a Cuiabá as águas levam 30 a 40 horas para chegar em Cuiabá tempo suficiente para uma ação das autoridades. 400 homens já estão escalados para a operação. A Sema – Secretaria Estadual de Meio Ambiente, já considera como “inevitável” a cheia nos bairros Praeirinho, São Matheus e a parte baixa do Coophamil. Estudos da DC, apontam que 2.570 famílias se encontram em áreas de risco na Capital. Somando Barão de Melgaço e Santo Antônio este número sobe para 3.500 famílias.

Nesta manhã, no bairro Praeirinho, o MidiaNews, conversou com a moradora Zelma Alves, proprietária de um bar às margens do rio Cuiabá. Ela já passou por duas enchentes no local e disse que está se preparando para deixar o bairro caso se confirme à enchente. A comerciante informou ainda que não foi notificada pela Defesa Civil sobre a hipótese de uma enchente.





Fonte: Do Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310980/visualizar/