Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 21 de Março de 2006 às 10:02

    Imprimir


LONDRES - Desapontado com os benefícios trazidos pelo Mercosul, o Uruguai procura cada vez mais aumentar seus laços comerciais com os Estados Unidos como alternativa, segundo reportagem publicada, nesta terça-feira, pelo jornal britânico Financial Times.

Em entrevista ao jornal, o ministro do comércio do Uruguai, Danilo Astori, disse que o Mercosul, que completa 15 anos neste domingo, passa por seu pior momento. Segundo ele, é consenso no governo uruguaio que o país precisa reforçar seus laços com os Estados Unidos.

Para o ministro, “o grave bilateralismo entre Argentina e Brasil está prejudicando os países menores no Mercosul”. “O problema do Uruguai é que dependemos somente da boa vontade do Brasil e da Argentina. E neste momento não tenho a impressão de que eles estão particularmente entusiasmados com o Mercosul”, disse ele ao Financial Times.

Apesar de um acordo bilateral de comércio com Washington ainda ser uma realidade distante, Astori diz que o Uruguai pretende reforçar seus laços não somente com os Estados Unidos, mas também com China, Índia e União Européia “para poder aproveitar melhor seu potencial econômico e comercial”.

Segundo o jornal, problemas recentes como os bloqueios na fronteira com a Argentina por protestos contra a construção de fábricas de pasta de celulose no lado uruguaio do rio Uruguai contribuíram para a crescente insatisfação do país com o Mercosul.

Apesar disso, Astori diz que o Uruguai “não deve cometer o erro de abandonar o Mercosul”.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311048/visualizar/