Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 21 de Março de 2006 às 07:37
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Mato Grosso produzirá ao final da safra 2005/2006 11,44% a menos que o resultado do ano agrícola anterior, quebrando a sequência de recordes consecutivos nos últimos anos. Levantamento extra da safra de grãos divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta queda para 22,473 milhões de toneladas ante as 24,474 milhões de toneladas da safra 2004/2005 no Estado. O desempenho reflete a retração na área plantada local, enxuta de 8,562 milhões para 7,583 milhões neste ano agrícola.

A queda na estimativa de produção é acarretada pela redução nos 4 pilares da agricultura mato-grossense: soja, arroz, milho e algodão. O maior abismo na produção é verificado com o arroz, de 57,7%, impulsionado pela diminuição de 60% na área plantada. Entre as 9 culturas pesquisadas em Mato Grosso, somente girassol e sorgo apresentam alta na comparação entre os 2 períodos. A produção de amendoim e de trigo permanecem estáveis.

No caso da soja, carro-chefe da agricultura regional, a redução projetada pela Conab de 1,3% na produção se contrasta com a estimativa de mercado de queda mínima de 10% na safra 2005/2006. Caso confirmado, segundo a Conab, a produção passará de 17,705 milhões para 17,469 milhões de toneladas.

O presidente da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Rui Ottoni Prado, alerta que em alguns municípios do Estado, especialmente na região Médio-Norte, a queda deve ser muito mais brusca em função do excesso de chuvas que dificulta a colheita e compromete o rendimento da oleaginosa.

Outro grande entrave é o avanço da ferrugem asiática sobre as lavouras de soja no Estado. O "sinal vermelho" com o excesso de chuvas é verificado principalmente em Sinop, Sapezal, Diamantino, Campo Novo do Parecis e Sorriso. Já no caso da ferrugem, o município mais atacado é Primavera do Leste, na região Sul, mas o fungo que provoca a doença se alastra com facilidade em todo o Estado.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311180/visualizar/