Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 19 de Março de 2006 às 10:53

    Imprimir


Para compreender a frase dita por Barão de Mauá - "o trabalho dignifica o homem" - é preciso voltar ao contexto histórico no qual ele estava inserido quando disse isso, há mais de 100 anos, e que ideologia há embutida nesse pensamento.

"Ele era patrão, num momento em que o trabalho escravo estava sendo substituído pelo assalariado. Então este é um discurso capitalista", analisa o historiador do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em Mato Grosso (Iphan), Tadeu Silva, sobre o personagem da biografia brasileira.

Indagado sobre por que o cristianismo divulgou e sustentou esta frase, Silva avalia que ela tem a ver com a passagem da expulsão de Adão e Eva do paraíso. "Eles viviam lá e tinham tudo desde que não fornicassem. Mas Eva desobedeceu e comeu a maçã. Deus os repreendeu e amaldiçoou a mulher. A partir daquele momento acabou a vida idílica de ambos e para ter o que comer teriam que trabalhar. Então, neste aspecto, o trabalho é forma de resgate da dignidade", elucida o historiador.

Por fim, Silva lembra que a palavra trabalho tem origem romana e quer dizer tripalium, espécie de chicote de três pontas que era usado na Roma antiga para obrigar escravos a produzir.

"Visto isto, é importante destacar ainda que o trabalho dignifica o homem na perspectiva burguesa, mesmo porque o burguês trabalha pouco, mas também tem a conotação de tortura para a massa empobrecida que trabalha muito". (KW)





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311546/visualizar/