Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 11 de Março de 2006 às 14:45

    Imprimir


Devido à grande procura de casais interessados em oficializar a união, o Governo do Estado de Mato Grosso ampliou para dois mil o número de inscrições para o casamento comunitário. Assim como em 2005, o evento será realizado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), em parceria com os clubes de serviço Rotary e Lions, Maçonaria, diversas Igrejas, sem distinção de credo, e lideranças comunitárias de Cuiabá e Várzea Grande.

A ação deste ano reunirá ainda Defensoria Pública, Tabelionatos Civis e Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Estes órgãos entram na parceria com o Governo intermediando as negociações com os cartórios, a fim de que estes reduzam ou até mesmo isentem o valor cobrado para a realização do casamento.

As inscrições iniciaram no dia 21 de fevereiro e, em apenas 12 dias, 965 casais se inscreveram para oficializar a união em uma única cerimônia ecumênica, marcada para as 18h do dia 20 de maio, no Ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Desde que abrimos as inscrições, a procura é constante. Cerca de noventa por cento dos casais interessados já moram juntos e cultivam o sonho de um dia oficializar a união. Muitos apontam a falta de recursos como principal motivo para não terem casado oficialmente antes”, explicou o superintendente de Promoção à Cidadania da Setecs, Carlos Roberto.

Este é o caso de Francisco Rodrigues de Oliveira e Zileide de Souza. Os dois vivem juntos há mais de nove anos e só não se casaram na igreja e no civil devido às condições financeiras. “Para quem não tem dinheiro, fica caro casar. Vivemos muito bem como casal, mas a falta do documento acarreta algumas situações constrangedoras. Essa é a oportunidade que temos para resolver essa situação”, contou Francisco.

Olinda Maria da Silva e Edson Benedito de Oliveira moram juntos há pouco mais de um ano. Eles esperam pela chegada do primeiro filho e esse é um dos motivos que levará o casal até o altar. “Sempre tivemos vontade de casar de verdade, mas desde que decidimos ter um filho, ficamos com pressa em legalizar a situação. O casamento traz mais segurança a toda família”, disse Olinda.

As vagas para a cerimônia coletiva de casamento são exclusivas para pessoas carentes, que recebam entre zero e dois salários mínimos e meio. As inscrições continuam e os interessados devem comparecer à sede da antiga Prosol, localizada na avenida General Valle, próximo ao Pronto-Socorro de Cuiabá. O casal deve levar a certidão de nascimento original, RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, ou outro documento com foto para identificação. O horário de atendimento é das 8h às 18h.

Desde 2004 que a Setecs vem promovendo casamentos comunitários; mais de 1,6 mil casais já oficializaram a união nas cerimônias promovidas pelo Governo do Estado.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313457/visualizar/