Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 11 de Março de 2006 às 07:28

    Imprimir


Cerca de 50 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, entre eles agentes de saúde, endemias e enfermeiros participaram de uma reunião realizada na sala de reuniões da prefeitura de Nova Mutum. Na ocasião o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Eurípides Moreira Lopes, informou aos novos integrantes do departamento de saúde sobre como vão proceder as atividades de combate a dengue no município.

Este ano, segundo ele, as atenções serão redobradas para que não haja a proliferação do mosquito Aedes Aegypti em Nova Mutum. Nos meses finais de 2005 a vigilância havia constatado um número expressivo de possíveis criadouros, mas a situação foi normalizada. “No total, foram fiscalizados mais de sete mil imóveis na área que compreende o município. Com a chegada de mais agentes o objetivo é intensificar os trabalho”, comenta.

No ano passado, os agentes de endemias utilizaram também uma estratégia diferente para orientar a comunidade sobre a dengue, com palestras nas escolas. “Abordamos principalmente as técnicas para eliminar os locais de procriação, além de sintomas e conseqüências da doença”, disse. Medidas simples como colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, tampar a caixa d’água e retirar dos quintais os pneus e qualquer objeto que acumule, são de grande ajuda.

Os sintomas mais comuns da dengue são: febre, dores no corpo, principalmente nas articulações e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313591/visualizar/