Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 10 de Março de 2006 às 07:47
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde (Ses), Augustinho Moro, e a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) participaram nesta quinta-feira do início efetivo dos serviços de próteses dentárias e de ortodontia oferecidos pelo Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), numa iniciativa inédita do poder público prestada às pessoas com deficiências.

O secretário Augustinho Moro informou que a implantação dos novos serviços só foi possível devido a parceria com as três potências maçônicas, o Grande Oriente de Mato Grosso, Grande Oriente do Brasil e Grande Loja Maçônica, que proporcionaram a cessão de materiais ortodônticos e aparelhos necessários. “Esse é um trabalho que representa um avanço para o Estado, pois é pioneiro na rede pública em todo país e que beneficia pessoas com necessidades especiais, que muitas vezes são excluídas do direito dos serviços. É realmente uma ação do Governo Blairo Maggi na promoção da inclusão social”, disse.

Nesta quinta-feira, foram feitas as duas primeiras colocações de próteses nos pacientes Francisca do Livramento dos Santos, 51 anos, e Vitalino da Silva, 69, e também do primeiro aparelho ortodôntico em Janine Raissa França Amorim, 15 anos. Emocionada e mesmo com dificuldades de comunicação devido a deficiência, Janine França falou aos secretários de Estado sobre a importância do recebimento do aparelho. “Agora a minha vida vai mudar. Nesta fase da minha vida as pessoas se preocupam muito com a beleza e agora acho que estou bonita e o aparelho vai me fazer muito bem. Agradeço a todos”. A mãe de Janine, Cleonice Estral França, 33 anos, afirmou que o aparelho vai ajudar na correção dos dentes facilitando sua mastigação, respiração e a própria fala.

A secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, afirmou que proporcionar qualidade de vida e inclusão social aos portadores de necessidades especiais é uma das metas do governador Blairo Maggi. “O trabalho que a Saúde faz no Estado representa a verdadeira inclusão social na área de atendimento às pessoas com deficiências. Acredito que a dignidade começa quando se dá condições para que a pessoa se sinta bem e este é o objetivo do Estado”, disse destacando a dedicação dos profissionais e servidores do Ceope que demonstraram comprometimento com as necessidades das pessoas especiais e o necessário dom para o trabalho, não medindo esforços para que os serviços sejam executados com carinho e eficiência.

Ao mesmo tempo em que foram abertos os serviços, os servidores e usuários do Centro Estadual aproveitaram para prestar homenagens à secretária Terezinha Maggi, ao secretário Augustinho Moro e aos representes dos grãos-mestres das três lojas maçônicas de Mato Grosso, que receberam placas de agradecimento e ramalhetes de flores.

Para o diretor geral do Ceope, Fabiano Borges, o Centro oferece um serviço de excelência e evoluiu desde a sua implantação há oito meses, superando as expectativas e metas de trabalho. “O Ceope iniciou serviços com tratamento dentário, contando com uma equipe multidisciplinar especializada e até um médico anestesista. A busca de parcerias proporcionou ao Ceope a abertura de novos serviços com os de ortodontia e próteses, além de proporcionar o tratamento completo de fissuras palatais, inclusive, cirurgias. A odontologia para pacientes especiais tem acesso restrito na rede privada e com altos custos. Neste governo, conseguimos implantar serviços inéditos que geralmente o poder público não adota. Mato Grosso adotou e esperamos ser referência para outros Estados da federação como exemplo positivo e viável e, porque não dizer especial, para estas pessoas”. Atualmente, o Ceope conta com aproximadamente 1.600 pacientes cadastrados e atende em média 50 pessoas por dia.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313768/visualizar/