Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 09 de Março de 2006 às 18:30

    Imprimir


O governo federal divulgou nesta semana um balanço da vacinação de febre aftosa em todo o país no ano de 2005. Segundo o coordenador do departamento de Combate às doenças do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Janil Souza, 96% do rebanho de gado e búfalo foi vacinado. Para Souza, esse resultado mostra que a vacinação foi expressiva em todos os estados.

Souza enfatizou que a vacina contra a aftosa foi uma opção do governo para erradicar a doença e por isso é importante que ela seja bem feita e os produtores que não vacinam seu rebanho devem ser responsabilizados. "Os produtores que deixarem de vacinar devem ser comunicados ao serviço de defesa para que se tome uma posição contra eles. Porque se não eles vão comprometer não só o seu rebanho, mas também todos os outros rebanhos em volta e até mesmo o de todo o país," afirmou.

Ele informou também que o Brasil tem hoje 16 estados que são considerados internacionalmente livre da febre aftosa. São eles: Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. Os municípios amazonenses de Guarajá e Boca do Acre também têm esse reconhecimento internacional.

De acordo com o coordenador, os produtores são responsáveis por vacinar o rebanho e os órgãos estaduais de saúde animal devem fiscalizar essa vacinação. Souza disse também que neste momento está acontecendo vacinação em cinco estados. São eles Ceará, Bahia, Espírito Santo Rio de Janeiro e Leste de Minas Gerais. O rebanho desses estados representa 11% da população de gado e búfalo brasileira.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313862/visualizar/