Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 09 de Março de 2006 às 10:16

    Imprimir


O governador Blairo Maggi conheceu ontem a proposta de criação de uma usina de biodiesel em Mato Grosso para produtores rurais. O projeto foi idealizado pela Cooperativa Agroindustrial do Centro Oeste do Brasil (Coabra), da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) e da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa).

A apresentação dos estudos de viabilidade econômica feitos por uma consultoria contratada pelas entidades, ocorreu no auditório da Famato, com a participação de onze entidades representantes de produtores rurais.

Blairo Maggi declarou apoio aos produtores e disse que apesar da situação econômica de Mato Grosso, com a queda na arrecadação e a crise da agricultura, ser caótica, tem interesse em discutir a possibilidade de destinar recursos do Fundo de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) para colaborar com os estudos. “Vamos verificar o que pode ser feito. Queremos contribuir com o sucesso desse projeto que vai beneficiar o setor agrícola e a população em geral”, explicou o governador.

Blairo Maggi comentou ainda que Mato Grosso tem tradição de sair na frente e não ter medo das inovações.

A usina de biodiesel será administrada por uma cooperativa que deve ser formada por produtores rurais e abastecer exclusivamente os cooperados. “Pode representar uma redução nos custos da agricultura, já que o combustível é produzido com a própria matéria-prima do produtor”, afirmou o diretor administrativo da Aprosoja, Ricardo Tomczyk.

Para a construção da usina é necessário o investimento de cerca de R$ 30 milhões. A capacidade de produção diária, prevista nos estudos, é de 350 toneladas de biodiesel por dia, 118 milhões de litros de óleo diesel por ano.

Além da economia, os autores da proposta destacam os benefícios para o meio ambiente. “É uma fonte de energia limpa. Nós sabemos que o petróleo é finito e poluente”, afirmou o presidente da Aprosoja, Rui Prado. Ele comentou as experiências com biodiesel que já são feitas em Barra do Bugres e Campos de Júlio.

O presidente da Coabra, Eraí Maggi, também reforçou as qualidades do estado. “Se tem um estado que tem viabilidade para produzir biodiesel é Mato Grosso. Temos alternativas de clima e solo”, ressaltou o presidente.

Encontro com a ministra

O governador Blairo Maggi participa na próxima segunda-feira (13/03) de reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, em Brasília.

Ele se comprometeu a apresentar à ministra todas as questões referentes à crise na agricultura, inclusive a proposta de redução de impostos como Pis/Cofins, como incentivo à criação da usina de biodiesel para produtores rurais.

Durante o encontro com os produtores, o governador respondeu às dúvidas dos participantes, relacionadas a combate ao trabalho escravo, preservação ambiental e outras.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313972/visualizar/