Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 09 de Março de 2006 às 09:52

    Imprimir


O tempo chuvoso que predominou em grande parte das lavouras do Centro-Sul do país durante a última semana atrapalhou o andamento da colheita de algumas culturas da safra de verão, especialmente da soja, podendo inclusive prejudicar a qualidade dos grãos.

De acordo com os agrônomos, o volume de precipitação ficou acima de 50 mm em grande parte do Centro-Sul (MT e GO) e em parte do Sudeste (principalmente em SP), com os maiores totais ocorrendo entre o sul dos estados de GO e do MT.

Esta precipitação foi responsável por atrasos em grande parte das lavouras de soja da região, ao passo que no oeste da BA e entre o sul do PR e o RS, o retorno da chuva (totais entre 5 e 25 mm) favoreceu o desenvolvimento das plantações tardias.

Por outro lado, houve predomínio de tempo seco e ensolarado em grande parte do MS e no norte do PR, o que estimulou os trabalhos de campo da safra de verão. Estas condições também foram observadas na faixa costeira do Nordeste, incluindo as plantações de cacau e de cana-de-açúcar.

O analista "Safras e Mercado" informou que até o dia 3 de março, 17% da área plantada da soja já havia sido colhida, avançando quatro pontos percentuais em relação à última semana, e com os maiores progressos ocorrendo no MT e em GO.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313982/visualizar/