Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 05 de Março de 2006 às 12:20

    Imprimir


O Congresso Nacional está preparando uma série de homenagens para lembrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Na Câmara dos Deputados, o plenário vai se transformar em comissão geral na próxima quarta-feira (8) para discutir a situação feminina. No dia seguinte (9), a partir das 10 horas, o Congresso realizará sessão solene para comemorar a data e entregar o Prêmio Bertha Lutz a cinco mulheres que se destacaram na luta em defesa dos direitos femininos em todo o país.

Serão homenageadas Raimunda Putani, pajé do grupo indígena Yawanawa; Elizabeth Teixeira, dirigente camponesa e viúva de João Pedro Teixeira, fundador e líder da Liga Camponesa de Sapé, na Paraíba; Geraldina Pereira, que teve o marido - o sindicalista rural João Canuto - e dois de seus filhos assassinados em razão de conflitos no campo; a economista e pedagoga Jupyra Ghedini, que tem um trabalho reconhecido junto a organizações não-governamentais de caráter educativo e Rosmary Corrêa, deputada estadual em São Paulo, que criou e foi titular da primeira delegacia de polícia de defesa da mulher.



O Conselho Mulher Cidadã Bertha Lutz do Senado Federal selecionou as cinco mulheres de um conjunto de 54 indicações feitas por diferentes entidades de todo o Brasil. O prêmio é concedido a mulheres que se destacaram na defesa da cidadania e dos direitos humanos e políticos das brasileiras. "É uma honra para a gente ser representadas por mulheres de tantas lutas como essas cinco que serão homenageadas", disse a presidente do Conselho Mulher-Cidadã Bertha Lutz, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

A Câmara dos Deputados também vai entregar o diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós a outras cinco mulheres de destaque em diversas áreas. As homenageadas são a ex-deputada Janete Capiberibe, a cantora Daniela Mercury, a médica Albertina Takiuti, a religiosa Irma Dolores e a ativista política na área de direitos humanos Iramaya Benjamim.



O diploma é uma homenagem à primeira deputada brasileira, Carlota Pereira de Queirós (1892-1982). Médica, ela foi eleita por São Paulo em 1933, no governo de Gertúlio Vargas. Permaneceu no cargo até 1937, quando foi instaurado o Estado Novo (1937-1945).

O Dia Internacional da Mulher foi instituido em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data escolhida é uma homenagem à memória das 129 mulheres norte-americanas que morreram carbonizadas em um incêndio em 1857. O fato ocorreu em uma fábrica têxtil, quando as operárias faziam greve por melhores condições de trabalho.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314910/visualizar/