Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 02 de Março de 2006 às 16:20

    Imprimir


O ano começou com forte movimento de devolução de cheques por insuficiência de fundos em todo o país. Em janeiro o volume de cheques devolvidos cresceu 24,2% sobre o mesmo mês do ano passado, segundo levantamento realizado pela Serasa.

Isto significa que no primeiro mês do ano foram devolvidos 19 cheques sem fundos a cada mil compensados, contra 15,3 cheques devolvidos em janeiro de 2005.

Já na comparação mensal, em janeiro houve uma queda de 5,5% frente a dezembro.

Segundo a Serasa, o número de cheques sem fundos devolvidos em janeiro ficou acima da média registrada em todo o ano de 2005, que foi de 18,9 cheques devolvidos a cada mil compensados.

O recorde histórico de cheques devolvidos, no entanto, foi batido em março do ano passado, quando houve 20,8 devoluções a cada mil compensados.

Para os técnicos da Serasa, o crescimento do número de cheques devolvidos está diretamente relacionado ao maior comprometimento da renda dos consumidores com os compromissos tradicionais de início de ano, como pagamento do IPTU, IPVA, matrícula e compra de material escolar.

Além disso, eles apontam como fatores que contribuíram para o aumento o maior endividamento da população devido à expansão do volume de crédito concedido aliado às altas taxas de juros praticadas.

Combinado a isso, a aceitação de cheques pré-datados sem o uso de metodologia adequada para a análise de crédito e o gerenciamento do risco de inadimplência também influenciaram na alta, segundo a entidade.





Fonte: Folha On Line

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315513/visualizar/