Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 01 de Março de 2006 às 08:01
Por: Tania Rauber

    Imprimir


As indústrias madeireiras e moveleiras da região já estão procurando a unidade do Serviço Nacional da Indústria (Senai) em Sinop para aderirem ao Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). Ao todo 252 empresas serão beneficiadas pelo programa, que será implantado somente a partir de abril. Só Notícias apurou que nos próximos 30 dias os profissionais que vão desenvolver o programa passarão por um treinamento em Brasília.

Após esse treinamento os profissionais realizarão serviços de consultoria nas empresas por um período de 14 meses. Nesse período serão apontadas melhorias para o negócio, que garantam o ingresso ou fortalecimento no mercado exterior.

Sinop está entre os 10 principais municípios exportadores de Mato Grosso. O PEIEX, que foi lançado no último dia 16, vem como incentivo para alavancar as exportações no setor madeireiro, principalmente com a retomada da atividade após a passagem da gestão ambiental para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), no mês de janeiro.

Muitas indústrias madeireiras, que estavam parcialmente paralisadas, estão retomando as atividades. Em 2005 o município teve queda de 11,29% nas exportações. Um dos principais fatores para a diminuição foi a falta de matéria-prima no setor madeireiro, a partir do mês de julho, com a Operação Curupira.

O PEIEX é promovido pelo Ministério de Desenvolvimento, Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Minas e Energia e Senai, e além de Sinop, beneficiará madeireiras do município e de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Santa Carmem, Vera, Ipiranga do Norte, Cláudia, Itaúba e Tabaporã.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315895/visualizar/