Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 28 de Fevereiro de 2006 às 13:06

    Imprimir


Autoridades alemãs encontraram um gato morto infectado com a gripe aviária, disse na terça-feira o Instituto Federal de Pesquisas para a Saúde Animal.

Segundo ele, testes ainda estão sendo realizados para determinar se o vírus que matou o animal é o letal H5N1.

O instituto disse ainda que o gato foi achado no fim de semana em uma ilha perto da costa norte da Alemanha.

Segundo especialistas, a gripe aviária, que atingiu uma fazenda francesa, provavelmente vai se espalhar para criações domésticas em outros países europeus. Nesta terça-feira, a Suécia também registrou um surto da doença.

Aves do Quênia e da Etiópia estão sendo testadas para detectar o H5N1, que também pode infectar humanos. O vírus vem se espalhando rapidamente pelo globo.

A França confirmou o primeiro caso de H5N1 numa fazenda na União Européia. A notícia levou alguns países a proibirem a carne de ave francesa, e os temores devido à gripe aviária estão afetando o consumo em várias nações.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) estima que o consumo global de carne de aves este ano cairá cerca de 3 milhões de toneladas, para 81,8 milhões de toneladas.

O vírus H5N1 foi detectado em cerca de 20 novos países somente no último mês, atravessando a Europa e a África. O vírus é endêmico em aves de regiões da Ásia. Ele já provocou o abate ou a morte de cerca de 200 milhões de aves desde o final de 2003.

Apesar de a doença essencialmente atingir animais, os humanos podem contrair o vírus por contato direto com aves infectadas. A gripe aviária já matou pelo menos 93 pessoas.

O temor é de que o vírus passe por uma mutação e seja facilmente transmissível de pessoa para pessoa, provocando uma pandemia em que milhões poderiam morrer.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316076/visualizar/