Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 28 de Fevereiro de 2006 às 10:50

    Imprimir


As autoridades suecas informaram hoje à Comissão Européia que detectaram a existência do vírus H5 da gripe aviária em dois patos silvestres mortos em uma localidade próxima a Oskarshamn, sudeste do país.

O Governo sueco informou à CE que enviou amostras de tecidos das aves ao laboratório de referência da União Européia, em Weybridge (Reino Unido), para confirmar se se trata da variante H5N1, a mais patogênica e que na Ásia provocou a morte de seres humanos.

Além disso, as autoridades suecas afirmaram que vão aplicar as medidas de proteção estabelecidas pelo Executivo da UE para as aves de grande risco, indicou o porta-voz de Saúde da CE, Philip Tod.

O Executivo da UE determinou a criação de zonas de proteção (três quilômetros em torno do foco) e de vigilância (com raio de 10 quilômetros), onde se restringe o transporte de aves e carne. Serão adotadas também outras medidas de segurança reforçada.

Atualmente oito países da UE (Grécia, Áustria, Itália, Alemanha, Eslovênia, Eslováquia, França e Hungria) detectaram o H5N1 em aves silvestres.

No caso da França, o vírus também foi detectado em uma fazenda de perus, no primeiro caso de gripe aviária por H5N1 em um recinto avícola fechado na UE.

Por outro lado, o laboratório de Weybridge confirmou a presença dessa variante da gripe aviária na Bósnia-Herzegovina e está estudando amostras da Suíça, onde as autoridades do país informaram a Bruxelas sobre a presença do vírus H5 em aves.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316113/visualizar/