Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 27 de Fevereiro de 2006 às 14:50
Por: Patricia Neves

    Imprimir


As universidades federais estão abrindo inscrições para a realização de concurso público em todo o país. A abertura de vagas é fruto da autorização do governo federal para a contratação de quatro mil cargos para este ano. São 386 vagas distribuídas nas universidades federais do Piauí, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Mato Grosso, São Carlos (SP), do ABC, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Campina Grande (PB) e Santa Maria (RS).

A Universidade Federal de Mato Grosso encerra as inscrições nesta sexta-feira, 24. São 78 vagas para assistente, em 19 cursos distribuídos em três campi. Por outro lado, as universidades federais do Piauí (100 vagas), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (78 vagas) abrem inscrições a partir do próximo dia 2 de março para os cargos de professor assistente e professor auxiliar.

Já as inscrições para o preenchimento de vagas de nível superior e intermediário para trabalhar nos campi de Araras e São Carlos, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foram prorrogadas até o próximo dia 7 de março.

No campus de Araras serão oferecidas duas vagas de nível intermediário. Em São Carlos são 16 vagas, sendo três para nível intermediário e 13 para nível superior. A Universidade do ABC publicou nesta sexta-feira, 24, a abertura de vagas para 16 cargos de professor adjunto - Nível I. As inscrições vão até o dia 24 de março.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas até o próximo dia 15 de março para o concurso público que selecionará nove professores titulares para a instituição, nas diversas áreas do conhecimento. A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul abriu inscrições para concurso público, oferecendo 50 vagas para professor assistente. As inscrições via Correios serão aceitas até o dia 17 de abril.

A Universidade Federal de Campina Grande está oferecendo um total de 29 vagas para preenchimento de cargos de professor, para o Centro de Educação e Saúde, campus de Cuité, localizado na região do Curimataú da Paraíba. As inscrições prosseguem até o dia 10 de março. A Universidade Federal de Santa Maria oferece 108 vagas. As inscrições vão até o dia 21 de março.

Compromisso – Estas contratações confirmam a promessa do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de abrir concurso para quatro mil professores de ensino superior em 2006. Em dezembro último, foi autorizada a contratação de 1.750 docentes para a expansão das universidades. Outras 50 vagas, destinadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB), devem ser oferecidas ainda este mês.

Segundo o secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, as universidades tiveram acréscimo de 1.996 professores desde 2002. Houve 6.656 contratações, contra 4.401 aposentadorias e 259 exclusões. “Tivemos um ganho considerável, principalmente se somarmos a este número os 600 professores que já prestaram concurso e estão em fase de contratação.”

Nos últimos três anos, foram abertas 24.776 vagas para as instituições federais de ensino superior, sendo nove mil para professores de 3º grau.





Fonte: MEC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316319/visualizar/