Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 27 de Fevereiro de 2006 às 10:10

    Imprimir


Londres - O progresso tem um preço que já está sendo pago pelas populações dos países do Extremo Oriente: as doenças ligadas ao estilo de vida, diz a edição desta segunda-feira do jornal britânico The Independent.

"Urbanização crescente, industrialização rápida e aumento da obesidade associada à redução das atividades físicas estão alimentando uma epidemia que matou tantos quantos a Aids, mas recebeu uma fração da atenção", diz o artigo, que se concentra especialmente no Vietnã, onde "a transformação desta economia rural destruída pela guerra em uma potência industrial florescente acontece a uma velocidade astronômica".

"Pratos tradicionais que alimentaram as pessoas por gerações estão desaparecendo para serem substituídos pela culinária ocidental, que usa mais gordura, sal, açúcar, óleo e carne".

A incidência de diabete vem crescendo no mundo todo. "De 170 milhões de casos em 2000, os médicos prevêem que o total vai aumentar para 370 milhões até 2025, levando a um crescimento de casos de amputação e cegueira, as duas conseqüências mais comuns da doença", diz o jornal.

E "as nações em desenvolvimento serão as mais afetadas", com 90% dos casos e apenas 10% dos recursos para lidar com o problema, de acordo com o jornal.

BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.





Fonte: BBBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316397/visualizar/