Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 25 de Fevereiro de 2006 às 13:58

    Imprimir


O anúncio confirmou as previsões da maioria dos analistas, que esperavam um crescimento entre 2,3% e 2,5%, depois do desempenho negativo da economia no terceiro trimestre, quando o PIB sofreu uma retração de 0,9% em relação ao trimestre anterior.

O desempenho anual da economia brasileira só não foi pior graças à recuperação da indústria nacional no último trimestre, quando o setor cresceu 1,4% e impulsionou a expansão de 0,8% do PIB no período.

“A indústria veio forte, e isso melhorou um pouco as nossas expectativas”, afirma Pedro Paulo da Silveira, economista-chefe da consultoria Global Invest. “Mas nada que mude o fato de que nós tivemos um crescimento pífio, medíocre no ano passado.”

Setores

De acordo com o IBGE, a indústria brasileira cresceu 2,5% em 2005, a expansão do setor agropecuário foi de 0,8% - a menor taxa desde 1997, quando sofreu uma queda de 0,8% - e os serviços registraram um crescimento de 2% no ano passado.

O IBGE anunciou ainda que o PIB per capita no Brasil cresceu 0,8% em 2005 e o consumo das famílias aumentou 3,1% no ano passado, favorecido, segundo o instituto, pela elevação de 5,3% da massa salarial dos trabalhadores, em termos reais.

No setor externo, as exportações brasileiras de bens e serviços cresceram 11,6%, e as importações registraram um aumento de 9,5%.

Esses números também indicam uma queda no desempenho em relação a 2004, quando as taxas registradas foram 18% e 14,3%, respectivamente.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316626/visualizar/