Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Fevereiro de 2006 às 09:30

    Imprimir


A Autoridade Nacional Palestina (ANP) poderá receber transferências financeiras do Irã sem qualquer problema legal, disse hoje o ex-chefe da Autoridade de Controle Financeiro Amin Hadad.

Em entrevista coletiva realizada hoje em Gaza, Hadad assegurou que "não haverá problemas legais se o Irã enviar recursos para a ANP, uma entidade reconhecida internacionalmente e que não é uma organização política terrorista".

O ex-responsável financeiro palestino acrescentou que, se "o Irã encontrar dificuldades para transferir o dinheiro à ANP em dólares, a solução será empregar outra moeda estrangeira de câmbio, que pode ser o euro".

Hadad, encarregado de vigiar os depósitos e transferências em bancos palestinos, destacou que "certamente os Estados Unidos podem exercer pressões políticas para obstruir a transferência de fundos estrangeiros em dólares, mas existe a possibilidade de eles serem transferidos através do Banco Central Europeu, em euros".

Ele destacou que existem três condições básicas para que seja possível a transferência de fundos e disse que "após isto nenhum poder poderá impedir a transferência, a não ser que o Conselho de Segurança da ONU formule uma decisão que a impeça".

As três condições são: "Primeira, que a parte que transfere as ajudas deve ser conhecida, e nesse caso é o Irã; segunda, que a fonte da transferência deve ser conhecida, e é o Tesouro iraniano; e a terceira, que a parte que recebe o dinheiro deve ser igualmente conhecida, e neste caso é a ANP".

Uma delegação do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), liderada pelo chefe do gabinete político no exílio, Khaled Mashaal, visitou recentemente o Irã para obter apoio político e financeiro.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, comprometeu-se a apoiar o novo Executivo palestino, que será liderado pelo Hamas, inclusive oferecendo ajuda econômica ao povo palestino.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316741/visualizar/