Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 24 de Fevereiro de 2006 às 09:10
Por: Tania Rauber

    Imprimir


A decisão de deixar os mais de 14 mil alunos, que estudam nas 11 escolas estaduais de Sinop fora das salas de aulas será tomada hoje à tarde, a partir das 15 horas, pelos professores que lecionam na rede estadual no município. O reajuste de 16,36%, referente a perdas de 1998 a 2005, é cobrado pela classe desde o início do ano passado, quando a categoria paralisou os trabalhos por 20 dias, mas até agora não houve acordo.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) em Sinop, Cleufa Hübner, uma reunião entre o Conselho de Representantes, que acontecerá nos dias 04 e 05, definirá se deflagrarão greve. “Precisamos levar a decisão dos profissionais daqui, se apoiarão ou não a decisão do conselho”, explica Hübner. Em Sinop cerca de 800 professores atuam na rede.

Ano passado, o sindicato elaborou uma cartilha explicando as perdas salariais da classe e que seria possível o Estado pagar o reajuste. O governo chegou a reconhecer perdas salariais de 12,48%, conforme levantamento da Secretaria Estadual de Educação(Seduc), mas justificou a não reposição devido a queda na arrecadação.

Se não bastassem as reivindicações por melhores salários, a classe também critica o estado precário de algumas escolas. Sem reformas, algumas instituições estão com banheiros e janelas quebradas. Algumas solicitam reformas desde 2004.

Duas novas escolas que foram lançadas no mês de agosto do ano passado, durante visita do pelo governador Blairo Maggi, também ainda não começaram a ser construídas. Uma delas será construída no bairro Jardim São Paulo e outra no Camping Club.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317046/visualizar/