Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 14:07
Por: haroldo Assunção

    Imprimir


A Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, sub-sede Mato Grosso (ABCMI/MT) empossou, na tarde desta quarta-feira (22), a diretoria que irá conduzir a entidade nos próximos três anos, sob a presidência de Ana Maria do Carmo Caporossi – “Anita”, como é chamada pelos amigos. A primeira-dama do Legislativo mato-grossense e coordenadora da Sala da Mulher, Roseli Barbosa, representou a Assembléia Legislativa na solenidade.

Fundada por Maria de Lourdes Coutinho – sua primeira presidente - em 04 de fevereiro de 1999, a ABCMI/MT começou com pouco mais de trinta associados em seu quadro social. Hoje, a entidade congrega, além do pioneiro “Recordar é Viver”, os clubes “De Bem Com a Vida”, também em Cuiabá, “Amigos Para Sempre” (Cáceres), “Flor do Pantanal” (Poconé) e “Renascer” (Sinop). No total, são mais de 300 associados.

A cerimônia foi aberta pela presidente de honra da entidade, Zildete Coutinho Barbosa, que registrou a recente participação no Congresso Brasileiro de Associações da Melhor Idade e do Encontro Luso-Brasileiro da Melhor Idade, em Gramado (RS), além da realização de diversos encontros e eventos, com destaque para o Baile de Natal, que teve o apoio da Assembléia Legislativa, através da Sala da Mulher.

Zildete Coutinho passou para o advogado Bartholomeu Vasconcelos a direção dos atos formais – aclamação da única chapa, “Alegria de Viver” e posterior posse da diretoria, que ficou assim composta: Ana Maria do Carmo Caporossi (presidente), Iraides Perteira de Oliveira (vice), Ana Maria Nazário (primeira-secretária), Nenda Kálix (segunda-secretária), Frederico London (primeiro-tesoureiro) e Maria Tereza Moraes Zanchin (segunda tesoureira).

Pela diretoria técnica, respondem Elizeth Rosa Castilho e Andréa Andolfo de Moraes. Presidido por Ana Maria da Costa Barros Silva, o Conselho Fiscal terá na condição de vice o professor Cornélio Silvano Vitorino Neto e será composto por Mercia Eide, Margarida Santos Rodrigues, Joana Almeida Bastos, Teolinda de Marco, Alzira Leite Lindote, Marliza Silva Loureiro (titulares), Odina Soares Moraes, Ana Alexandrina e Maria Cândida Arruda Martins (suplentes).

Na Assessoria Jurídica, respeitável banca de advogados: Maria Elisa Silva Rocha, Jacira Costa Salles Santana, Noemia Costa Silva, Francisco Ferreira Costa, Marli Morbeck Modesto, Bartholomeu Augusto Vasconcelos, Argemiro de Moraes e José Dráuzio Leirão.

A Diretoria de Cultura e Eventos será presidida por Miriam Alencar e terá Edna Maciel Vilarinho como vice. Também participam Antoniete Cintra, Eva Tocantins, Irene Oliveira Rodrigues, Bruna Teixeira Duarte, Elzira Moschine e Inês Martins de Oliveira – esta última, responde também pelo Protocolo da entidade. Finalmente, a Diretoria Social é composta por Mariana Siqueira Silva, Maria Nazareth Vasconcelos, Dulce Regina Curvo, Madalena Bezerra Castro, Shyrley Pinto Pereira Duarte e Shirley Batista.

PARCERIA – A primeira-dama do Legislativo mato-grossense, Roseli Barbosa, destacou a parceria que tem sido feita entre a Sala da Mulher – da qual é a coordenadora – e os clubes e associações da melhor idade na promoção de eventos e no apoio às reivindicações do segmento. Ela lembrou a importância da organização, principalmente a fim de criar os conselhos municipais do idoso onde não existem ainda e fortalecê-los onde já estão funcionando. “É através da organização que os idosos se fortalecem politicamente para exigir do Estado a garantia de seus direitos”, justificou Roseli Barbosa.

A nova presidente da ABCMI/MT lembrou a necessidade não apenas de trabalhar com os conselhos municipais, assim como estimular a criação de novos clubes da melhor idade em todo o Estado. Ela criticou o Conselho Estadual, que conceitua de “inoperante”. “Falta vontade política das pessoas que estão lá [no Conselho]”, alfinetou.

Anita Caporossi também falou em projetos para a divulgação da cultura mato-grossense e do turismo. Ela agradeceu a presença da primeira-dama do Legislativo e lembrou, em tom de reconhecimento, o empenho do presidente da Casa, deputado Silval Barbosa (PMDB) em defesa da pessoa idosa. “O deputado é autor do Estatuto Estadual [do Idoso], que assegura os nossos direitos em Mato Grosso – como a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal, por exemplo -, e conseguiu aprovar recentemente um projeto de lei que garante o atendimento geriátrico e gerontológico no Estado”, assinalou. “Só temos a agradecer a ele e à Assembléia Legislativa”, concluiu.





Fonte: Da Assessoria AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/317234/visualizar/