Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 22 de Fevereiro de 2006 às 08:34

    Imprimir


O custo por pessoa giraria em torno dos 230 euros, ou quase R$ 600, de acordo com a pesquisa publicada nesta quarta-feira na revista especializada European Heart Journal.

O país que gasta mais dinheiro em doenças cardíacas e de circulação em proporção ao orçamento para saúde é a Grã-Bretanha, que dedica 17% da verba de saúde a esses casos.

A Alemanha dedica 15% do orçamento de saúde a esses casos, a Irlanda, 4,4% e Malta, 2%.

Mais investimentos

A conclusão dos especialistas é que é preciso investir mais na prevenção desse tipo de doenças.

Doenças de coronária e cérebro-vasculares são as que mais pesam na equação, segundo o estudo. Elas seriam responsáveis por dois terços das mortes e quase metade dos custos.

O restante é atribuído a problemas de pressão alta e outras doenças cardíacas.

No total, pacientes com problemas cardiovasculares custam 12% da verba de saúde e ocupam 126 milhões de dia/leito nos hospitais da Europa.

Para as empresas, as doenças cardiovasculares custaram 268,5 milhões de dias de trabalho, atrapalhando as atividades diárias de 4,4 milhões de pessoas, ou seja, um em cada cem europeus.

Os cientistas também estimaram os "custos ocultos" do tratamento das doenças cardiovasculares. O estudo indica que seriam investidos 29 bilhões de euros, que ocupariam 2,95 bilhões de horas de trabalho dos atendentes.





Fonte: BBBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317561/visualizar/