Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 21 de Fevereiro de 2006 às 22:00

    Imprimir


Washington - Duas equipes de pesquisa, trabalhando de forma independente, identificaram uma importante proteína que lança luz sobre um dos maiores mistérios da neurobiologia: como as experiências mudam a forma dos neurônios. As pesquisas, que aparecem em dois artigos da edição de 17 de fevereiro da revista Science, identificam a proteína que desempenha um papel central no crescimento e na inibição dos neurônios, em resposta a estímulos do ambiente.

Os cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard e do Children´s Hospital Boston acreditam que essa proteína, e o trajeto molecular que percorre, poderá ajudar a compreender os processos do aprendizado e da memória, bem como a desenvolver terapias para doenças que envolvem as sinapses - a comunicação entre os neurônios.

Embora seja possível observar axônios e dendritos - as ramificações do neurônio - crescer e encolher no microscópio, a identidade do "operário molecular" que opera dentro da célula para moldar o processo era desconhecida. As duas equipes encontraram uma proteína, a MEF2, que ativa e desativa os genes que fazem os dendritos crescer ou encolher, ativando ou desativando as sinapses.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317608/visualizar/