Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 21 de Fevereiro de 2006 às 06:39

    Imprimir


Cinco estrelas de nossa galáxia, a Via Láctea, similares ao Sol, podem conter planetas parecidos com a Terra, que abrigariam civilizações inteligentes, anunciou a astrônoma americana Margaret Turnbull, do Carnegie Institution de Washington.

Fazendo comparações em tamanho, composição, idade e cor com o nosso Sol, Turnbull elaborou uma lista de estrelas que teriam possibilidades de abrigar vida extraterrestre.

O estudo pretende melhorar as chances de se captar sinais com os rádios-telescópio.

Um dos corpos celestes da lista é a estrela Beta CVn, a cerca de 26 anos-luz da Terra, na constelação Canes Venatici. Um ano-luz equivale a 9 trilhões e 450 bilhões de quilômetros. As cinco estrelas com mais probabilidades de contar com civilizações inteligentes fazem parte de uma relação de dez estrelas avaliadas por Turnbull, em seu futuro projeto "Terrestrial Planet Finder" (TPF), da NASA, a agência espacial americana, com o objetivo de encontrar e observar planetas similares à Terra.

O TPF, que consistirá de dois telescópios espaciais, deverá ser lançado até 2016, apesar dessa data talvez ser adiada por causa da redução no projeto de orçamento da NASA para 2007, que acaba de ser apresentado pelo Congresso, explicou a cientista.

"Existem mais de 400 bilhões de estrelas em nossa galáxia e é evidente que o TPF não poderá observar todas elas", afirmou, em coletiva de imprensa. Por isso, a astrônoma selecionou as estrelas mais próximas das 120.000 da Via Láctea.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317852/visualizar/