Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 20 de Fevereiro de 2006 às 20:40

    Imprimir


Uma equipe de cientistas espanhóis identificou a molécula que mantém vivas as células-tronco adultas do cérebro e aumenta a produção de neurônios.

A molécula, denominada PEDF (sigla em inglês para Fator Derivado do Epitélio Pigmentar da Retina), é a responsável pela obtenção do equilíbrio na produção de novos neurônios e a manutenção de células-tronco não diferenciadas, fundamental para a sobrevivência destas últimas, segundo um comunicado emitido hoje pela Universidade da região espanhola de Castela-La Mancha, no centro do país.

O trabalho, desenvolvido integralmente na Espanha e resultado da colaboração entre o departamento de Biologia Celular da Universidade de Valência e o de Genética da Universidade de Castela-La Mancha, foi publicado na revista "Nature".

Até o momento, a possibilidade de utilizar células-tronco adultas no tratamento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson perdia força. Ao localizar a substância produzida no interior dos vasos sanguíneos que mantêm intactas as células-tronco adultas seria possível, segundo os cientistas, dar um passo importante rumo à aplicação terapêutica destas células.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317900/visualizar/