Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 20 de Fevereiro de 2006 às 18:50

    Imprimir


Chicago, EUA - O McDonald´s está enfrentando pelo menos três processos na justiça relacionados à sua declaração, feita na semana passada, de que as batatas fritas contêm produtos de trigo e laticínios. Debra Moffatt de Lombard, Illinois, exige indenização por danos não especificados em um processo registrado na sexta-feira, que acusa a companhia de mal informar o público. Seu advogado, Thomas Pakenas, disse que sua cliente possui uma doença que causa sintomas gastrointestinais quando consome glúten, proteína encontrada no trigo.

"Não se pode vender batatas fritas sem glúten quando elas contêm glúten" disse Pakenas.

O McDonald´s divulgou no dia 13 de fevereiro que o trigo e os laticínios são usados para dar sabor às batatas. Essas substâncias podem causar alergias e outras reações médicas em pessoas sensíveis aos alimentos.

No começo do mês, o McDonald´s também divulgou que suas batatas contêm um terço a mais de gorduras trans do que havia sido previamente divulgado, citando resultados de um novo método de teste.

Jack Daly, vice-presidente sênior do McDonald´s, disse em uma declaração que a companhia não analisou o caso ainda, e está testando o glúten das batatas em um programa de pesquisa de alergia a alimentos na Universidade de Nebraska.

Na sexta-feira, Mark e Theresa Chimiak de Jupiter, Flórida, processaram a rede de fast-food alegando que sua filha de 5 anos tem intolerância a glúten. Na quarta, Nadia Sugich, de Los Angeles, processou o McDonald´s dizendo que é vegan, pessoa que não consome carnes e nem produtos derivados de animais, e que não teria comido as batatas se soubesse que continham laticínios.

Até recentemente, a companhia havia dito que as batatas não continham glúten e alergênicos do leite e do trigo, e que eram seguras para as pessoas com problemas de dieta relacionados a laticínios. Mas, neste mês, a rede de fast-food adicionou um "contém ingredientes de trigo e leite" na listagem das batatas em seu site na internet.

O McDonald´s disse que o fato se deu em resposta às novas regras da Administração Americana de Alimentos e Medicamentos (FDA) para os alimentos embalados, incluindo uma que requer que a presença de alergênicos comuns como leite, ovos, trigo, peixe ou castanhas seja reportada.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317921/visualizar/