Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 20 de Fevereiro de 2006 às 16:04

    Imprimir


St. Louis, EUA - Na busca por vida extraterrestre, cientistas podem tentar captar transmissões de rádio feitas por outras civilizações, ou detectar planetas semelhantes à Terra, em órbita de estrelas próximas. Casa abordagem tem suas dificuldades, e ambas dependem da escolha dos alvos mais promissores. A astrônoma Margaret Turnbull, que se devotou a buscar estrelas que possam manter zonas habitáveis, anunciou sua lista de principais candidatas na reunião deste ano da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS).

De um catálogo inicial de 17.129 "sistemas estelares habitáveis" publicado em 2003, Turnbull selecionou dez que considera os melhores, com base em uma série de critério de seleção. Ela apresentou cinco fortes candidatos para sinais de rádio de uma civilização inteligente - a especialidade da Busca por Inteligência Extraterrestre, ou SETI - e cinco candidatos para os que tentam detectar planetas semelhantes à Terra.

Os critérios de Turnbull são baseados "puramente nas características das estrelas em si". Vários, por exemplo, relacionam-se à idade. As estrelas selecionadas teriam de ter mais de 3 bilhões de ano, velhas o bastante para a formação de planetas e o surgimento de vida.

A principal candidata para abrigar uma civilização avançada, segundo Turnbull, é Beta CVn, uma estrela semelhante ao Sol a cerca de 26 anos-luz de distância, na constelação de Canes Venatici (Cães de Caça).





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317958/visualizar/