Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 16 de Fevereiro de 2006 às 07:36

    Imprimir


Representantes da cooperativa do bairro Boa Esperança, a Cooperança, estiveram na manhã desta quarta-feira (15/02) no gabinete do prefeito Sérgio Stefanelo (PPS) onde reivindicaram a construção de uma cozinha industrial e a implantação de uma vaca mecânica na sede da cooperativa.

A Cooperança surgiu a partir da iniciativa de alunos formados nos cursos de qualificação profissional oferecidos pela secretaria municipal de Trabalho e Ação Social e funciona no prédio que abrigava a antiga creche do bairro Boa Esperança. O prédio foi cedido após a creche receber uma nova sede, mais ampla e moderna.

Com cerca de 30 integrantes, trabalhando em dois períodos, a cooperativa fabrica produtos de higiene e limpeza, trabalhos artesanais, pães, bolos, salgados e panificação em geral. Todos os produtos são comercializados no próprio município e podem ser facilmente encontrados em supermercados, lanchonetes e outras empresas do comércio em geral.

A intenção dos cooperados é iniciar a fabricação de produtos derivados da soja, que é a principal cultura do município. “Com a vaca mecânica nós pretendemos fabricar produtos como o leite e o farelo de soja utilizando uma matéria-prima que temos em abundância em Campo Novo. Além do valor nutricional que é significativamente maior do que outras proteínas, como a carne, o leite de soja tem um valor bem menor o que oferece condições de competitividade com o leite de vaca”, explicou.

O prefeito e engenheiro agrônomo Sérgio Stefanelo declarou sua intenção em transferir a vaca mecânica instalada na Escola Agrotécnica Dorvalino Minozzo para a sede do município e considerou importante e oportuno a parceria com a cooperativa. “A nossa intenção é fazer com que ela (a vaca mecânica) seja bem utilizada, gerando emprego, renda e difundindo a utilização da soja na alimentação, em função de sua riqueza nutricional e por gerar agregação de valores ao nosso principal produto”, resumiu Sérgio.

Na ocasião o prefeito afirmou que pedirá à secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano a elaboração de um projeto integrado para a implantação da vaca mecânica e construção da cozinha na cooperativa. “Vamos esperar o projeto para ver a viabilidade. É importante fazer estes investimentos com muita responsabilidade, observando a capacidade financeira do município”, concluiu.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318638/visualizar/