Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 15 de Fevereiro de 2006 às 08:35

    Imprimir


Cerca de 40 municípios deverão sediar etapas do 3º Campeonato Estadual de Pesca este ano, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), em parceria com as secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema) e de Esportes e Lazer (Sedel). Na comparação com o registrado em 2005, o número significa um aumento na participação superior a 110%.

Nesta terça-feira (14), prefeitos e secretários dos municípios interessados se reuniram em Cuiabá para conhecer em detalhes a regulamentação que passará a vigorar a partir deste ano. Para a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yeda Marli Assis, o objetivo é reforçar ainda mais o conceito da pesca esportiva como instrumento de educação ambiental.

“Nosso objetivo sempre foi o de incentivar uma mudança no perfil da pesca esportiva de Mato Grosso. Discipliná-la. Torná-la acessível a um público mais abrangente. Ao mesmo tempo, é inevitável aprimorar os eventos, assegurando que haja sustentabilidade ambiental”, apontou a secretária.

Entre as exigências previstas, estão a implantação de projetos de coleta de resíduos sólidos e investimentos direcionados à educação ambiental. Além disso, todos os competidores deverão portar a carteira de pescador amador – emitida pela Sema ou Ibama – e só poderão empregar linha de mão e anzóis sem farpa na captura.

Os municípios deverão submeter ao crivo da Sema, com 60 dias de antecedência, um lista com ao menos três locais que possibilitem a realização do evento. Estes pontos serão submetidos a uma vistoria técnica que irá determinar qual deles é o mais ambientalmente adequado.

“Todas as áreas de acesso aos rios são de Preservação Permanente. Nosso papel será ajudar os municípios a encontrar os locais onde o impacto seja o menor possível”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado. “Queremos que este seja um projeto que se destaque também pelo cuidado com o meio ambiente”.

ECONOMIA – Em 2005, as 19 etapas do campeonato movimentaram números expressivos. De acordo com levantamento da Sedtur, mais de 75 municípios estiveram envolvidos direta ou indiretamente com as competições, que movimentaram um público estimado em cerca de 300 mil pessoas.

“Isso movimentou não apenas a economia em torno da pesca esportiva. O campeonato teve reflexos positivos para a divulgação das artes, da cultura, da gastronomia e das nossas belezas naturais. Neste ano, ampliado e com regras mais claras, acreditamos que este evento pode vir a se tornar um exemplo para o país”, comentou.

Para o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Barão de Melgaço (município localizado a 121 quilômetros de Cuiabá), Maurezi Leopoldino Dias, a criação de uma etapa do campeonato será uma excelente oportunidade para reaquecer o turismo local.

“Desde a implantação do lago de Manso, nossa região perdeu muito neste setor. Acho que um campeonato nestes moldes, e com essa preocupação ambiental, pode trazer um novo público para conhecer nossas belezas”, acredita.

Luzia Elaine Pimenta, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Pontes e Lacerda (448 quilômetros de Cuiabá), disse ter aprovado a experiência de participar do circuito em 2005. E não vê nas novas regras um impeditivo.

“Já havíamos implantado algumas dessas exigências, como a questão do lixo, desde o ano passado. Mas não considero difícil atender a tudo o que está sendo solicitado. Na verdade, uma vez que o evento está se tornando maior a cada dia, acho que esta medida veio em boa hora”.




Fonte: KGM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318795/visualizar/