Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 14 de Fevereiro de 2006 às 14:22

    Imprimir


O Conselho de Ética da Câmara aprovou, por nove votos a favor e cinco contra, o relatório do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), em que pede o arquivamento do processo contra o deputado Pedro Henry (PP-MT). Com o mesmo número de votos, o Conselho rejeitou na última quinta-feira o relatório do deputado Orlando Fantazzini (Psol-SP), favorável à cassação do deputado.

Ex-líder do PP, Henry foi acusado pelo ex-deputado Roberto Jefferson de ser um dos responsáveis pela distribuição do "mensalão" e por oferecer compensações para que deputados trocassem de partido.

Sampaio, no entanto, alegou que a CPI dos Correios, a Corregedoria da Câmara e o deputado Orlando Fantazzini não conseguiram demonstrar o envolvimento de Henry nas acusações do suposto esquema do "mensalão".

Na opinião de Sampaio, tanto o depoimento do ex-assessor do PP João Cláudio Genu, que sacou R$ 700 mil da conta do empresário Marcos Valério Fernandes no Banco Rural, quanto o do deputado Mário Negromonte (PP-BA) deixaram claro que os únicos envolvidos nos saques foram os deputados José Janene (PP-PR) e Pedro Corrêa (PP-PE). "Na dúvida, prevalece a versão do representado", concluiu o relator.

Para o deputado Chico Alencar (Psol-SP), o arquivamento do processo abre espaço para outras absolvições pelo Conselho de Ética. "Quem não teve ligação direta com os saques das contas de Marcos Valério será inocentado", protestou Alencar.

Confira os votos dos deputados:

A favor do arquivamento: - Angela Guadagnin (PT-SP)

- Jairo Carneiro (PFL-BA) - Edmar Moreira (PL-MG)

- Fernando de Fabinho (PFL-BA) - Carlos Sampaio (PSDB-SP)

- Bosco Costa (PSDB-SE) - Benedito de Lira (PP-AL)

- Sandes Junior (PP-GO) - Josias Quintal (PSB-RJ)

Contra o arquivamento:

- Chico Alencar (Psol-SP) - Orlando Fantazzini (Psol-SP)

- Ann Pontes (PMDB-PA) - Nelson Trad (PMDB-MS)

- Júlio Delgado (PSB-MG)




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/318874/visualizar/