Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 13 de Fevereiro de 2006 às 14:39

    Imprimir


São Paulo - Uma equipe internacional de astrônomos divulgou os primeiros dados coletados como parte do Experimento de Velocidade Radial ("Rave", na sigla em inglês) , uma ambiciosa pesquisa espectroscópica que tem o objetivo de medir a velocidade, temperatura, gravidade e composição de mais de um milhão de estrelas que passam perto do Sol.

Os dados, divulgados em um workshop de astrofísica no centro de Física de Aspen e disponíveis online para outros astrônomos, incluem a avaliação de estrelas antigas, que surgiram quando a Via-Láctea ainda estava em sua infância. Membros da equipe dizem que esses dados podem eventualmente fornecer evidências para sustentar teorias de que a nossa galáxia tenha - ao longo dos séculos - "canibalizado" outras galáxias menores, que agora estaria "digerindo".

"Nossa pesquisa está focada nas estrelas mais velhas, e examina as fases anteriores da evolução da Via-Láctea", disse Rosemary Wyse, professora do Departamento de Física e Astronomia Escola de Artes e Ciências Krieger da Johns Hopkins, e membro da equipe do Rave. "A amostra sem precedentes disponível com o Rave permitirá a mim - e agora, com a divulgação dos dados, a outros - testar idéias de nossas origens, propostas por várias teorias cosmológicas".

A equipe também inclui membros dos EUA, Alemanha, Austrália, Canadá, Holanda, Reino Unido, Eslovênia, Itália, Suíça, e França.

"Os dados que estamos disponibilizando têm o dobro do tamanho de qualquer pesquisa anterior, e de extrema qualidade" disse Rosemary. "Outros astrônomos podem usá-los em seus trabalhos. Tudo o que eles têm que fazer é ir ao nosso site e baixá-los".

O projeto Rave mede a velocidade das estrelas ao longo da linha de visão, informação que havia sido previamente difícil de obter de um número grande estrelas. Os dados do primeiro ano de operação do Rave consistem em informações de 25 mil estrelas, incluindo medidas de seu brilho, cor e movimento pelo céu.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319039/visualizar/