Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 13 de Fevereiro de 2006 às 08:10

    Imprimir


A farmacêutica indiana Cipla lançará este mês sua versão do antiviral oseltamivir, genérico do remédio contra a gripe aviária, informou a edição de hoje do jornal Business Standard.

A Cipla, pioneira na fabricação de genéricos para tratar da aids, comercializará o novo remédio no mercado interno a um preço de aproximadamente 19 euros, mas pretende também fazê-lo a curto prazo em 49 países onde não há a patente do Tamiflu, da farmacêutica suíça Roche.

A empresa tomou esta decisão depois de fracassar em sua tentativa de chegar a um acordo com a Roche para produzir um genérico do antigripal Tamiflu, considerado o medicamento mais eficaz para o tratamento da gripe aviária em seres humanos.

O presidente e diretor-geral da Cipla, E.K. Hamied, declarou ao "Business Standard" que será contra a solicitação da empresa Gilead para dispor da patente do genérico na Índia.

"O risco de contrair a doença na Índia e em outros países pobres é muito alto, portanto decidimos seguir adiante com a fabricação e a comercialização deste produto no país, onde a Roche ou a Gilead ainda não têm a patente", disse Hamied.

A multinacional Roche outorgou recentemente uma sublicença à emprea indiana Hetero Drugs, rival da Cipla, para a produção do oseltamivir, versão genérica do antigripal Tamiflu.

A Roche assegura que seu objetivo é conseguir acordos com farmacêuticas de várias partes do mundo e criar uma rede de abastecimento mundial do Tamiflu, assim garantindo que, caso haja uma pandemia da gripe, haverá capacidade de produção suficiente do medicamento.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319124/visualizar/